A transdisciplinaridade da pessoa que canta em cena

conjecturas teóricas e práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56137

Palavras-chave:

Voz, Transdisciplinaridade, Música, Teatro, Performance

Resumo

O artigo evidencia características convergentes entre performances de cantores que se apresentam ao vivo e de atores que também se utilizam do cantar como material artístico. Tal aproximação foi reforçada em entrevistas feitas a alunos e professores, tanto de cursos de Canto Popular quanto de Teatro de diversas universidades. O artigo também analisa currículos de ambos os cursos, estudando a eficácia de treinamentos práticos e conteúdos teóricos aplicados para a pessoa que canta em cena. Por fim, trazemos o relato de um laboratório pedagógico transdisciplinar onde pudemos testar metodologias de ensino utilizando, como substância de aprendizado, a adjeção corpo-voz-música-cena.

Biografia do Autor

  • Sofia Freitas Santos Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei/MG, Brasil

    É atriz, graduanda do curso de Teatro da Universidade Federal de São João Del-Rei. Integra o grupo de pesquisa Casa Aberta, com direção da Prof.ª Doutora Juliana Motta. De 2023 a 2024 realizou Iniciação Científica como Bolsista FAPEMIG (PIBIC), participando da pesquisa "A transdisciplinaridade da pessoa que canta em cena: conjecturas teóricas e práticas pedagógicas", orientada pela Prof.ª Dr.ª Juliana Mota. 

  • Pedro Barsalini, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei/MG, Brasil.

    Pedro é Bacharel em Música Popular com habilitação em Voz pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), título conferido em 2020. Em 2022, ingressou na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde está realizando graduação de Bacharelado em Teatro. 

  • Juliana Alves Mota Drummond, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei/MG, Brasil.

    Juliana Mota é atriz, cantora, diretora, relações públicas e psicanalista em formação. Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ e do Curso de Graduação em Teatro da mesma instituição. Líder do grupo de pesquisa e programa de extensão CASA ABERTA. 

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRAGA, Valéria Leite. Princípios para a formação corporal e cênica do cantor popular. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. Belo Horizonte, p. 105. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2016.

MALETTA, Ernani. Voz: corpo em manifestação. In: Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana, Mariane Magno (org.) Discursos do corpo na arte. Santa Maria : Ed. da UFSM, 2021. p. 16 - 61.

MOTA, Juliana Alves. Para aprender a observar: em busca de uma atuação polifônica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, p. 97, 2007.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro, 3 ed. Trad. J. Guinsburg e Maria Lucia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SILVA, Kristoff. A afinação da interioridade: um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. Belo Horizonte, p. 313, 2020.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Como Citar

A transdisciplinaridade da pessoa que canta em cena: conjecturas teóricas e práticas pedagógicas. (2024). Voz E Cena, 5(02), 162-194. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56137

Artigos Semelhantes

1-10 de 72

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)