Vocalidades Somáticas em Performance - o Princípio Dinâmico dos Três Apoios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.54585

Palavras-chave:

Vocalidade, Eutonia, Somática da Voz, Treinamento Vocal

Resumo

Neste artigo objetiva-se refletir sobre a abordagem somática da voz para o treinamento corporal com ênfase na voz proposto por Silvia Davini, baseada no Princípio Dinâmico dos Três Apoios, que se aporta na prática somática Eutonia como um de seus eixos. Destacou-se a visão indisciplinar sobre a voz em performance que problematiza a dominância de noções de corpo instrumentais no pensamento ocidentalizado e aproxima-se de noções somáticas corpo, bem como do campo da Somática da Voz. Observa-se que os princípios apontados coadunam com os princípios somáticos da Eutonia, contudo considera-se oportuno pesquisar procedimentos pedagógicos que preservem o estado somático em todas as camadas da proposta de treinamento, como por exemplo, durante os exercícios respiratórios e vocais para as altas intensidades, a fim de que os princípios eutônicos tenham eficácia em todos os aspectos da proposta e não somente em uma fase preparatória para o treinamento vocal.

Biografia do Autor

  • Sulian Vieira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    É Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (2013), Mestra em Applied Theatre pela University of Manchester-RU (1999) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (1995). É professora Adjunto da Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, onde, desde 2002, atua ministrando disciplinas dos eixos de voz, palavra e atuação nos cursos de graduação. No Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pesquisa e orienta pesquisas na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: vocalidades e formação de atores e professores, gêneros performáticos (teatro, poesia e narrativa) e a questão do estilo nos processos pedagógicos e estéticos para o teatro contemporâneo. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro na modalidade UAB da Universidade de Brasília (2015-2022) curso no qual tem atuado também como professora desde 2008. É Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (2003) e membro da VASTA (Voice and Speech Trainers Association) desde 2015. 

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Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Como Citar

Vocalidades Somáticas em Performance - o Princípio Dinâmico dos Três Apoios. (2024). Voz E Cena, 5(02), 294-317. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.54585

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