Tudo se cria, nada se destrói
manifesto do ator sinfônico
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31549Palavras-chave:
Matteo Belli, Ator Sinfônico, Teatro, Voz, RespiraçãoResumo
Tudo se cria, nada se destrói, manifesto do ator sinfônico traz à tona o pensamento holístico do ator italiano Matteo Belli, criador da metodologia La Voce Incarnata (A Voz Encarnada). O original escrito entre os anos de 2010 e 2011 descreve a essência do ser ator abordando-a como uma forma de amor, e por esse prisma nos revela o conceito central do texto, o ator sinfônico, cujos princípios éticos e poéticos são lançados para além da estética teatral, se colocam em todos os processos criativos, seja pedagógico ou poético, seja da própria vida cotidiana. Todos esses setores soam em harmonia e esse pensamento-prática se estende para a especificidade da linguagem atoral, sobretudo sobre a complexa faculdade da expressão vocal.
Referências
BELLI, Matteo. Tutto si crea, nulla si distruge: manifesto dell’attore sinfônico. Manoscritto inedito. Bologna, settembre 2010 ”“ settembre 2011.
IMMAGINARIO SONORO ”“ centro di ricerca artística. Incontro con Matteo Belli: L’attore sinfonico. 2011. Vídeo disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XVcVfIQ1td0&feature=youtu.be>, acesso em 15 maio 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.