O Som no espetáculo Erê Bebê

ambiente e banho sonoro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56355

Palavras-chave:

Teatro para Bebês, Primeiríssima Infância, Ambiente Sonoro, Terapia Sonora, Mediação

Resumo

Este artigo trata da relação de pesquisa do som no processo de criação do espetáculo teatral Erê Bebê, criado para famílias com crianças de 0 a 3 anos. O objetivo principal é refletir sobre uma perspectiva ampliada do som (vocal e instrumental) enquanto recurso poético e terapêutico. Ao mesmo tempo, são apresentados alguns princípios que fundamentam a relação do teatro com a infância, em especial, a primeiríssima infância.

Biografia do Autor

  • Fernando Aleixo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG, Brasil

    Ator e pesquisador teatral. Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil). Mestrado em Artes com pesquisa sobre o corpo e a voz na interface da dança e do teatro. Doutor em Teatro com pesquisa sobre processo de criação. Pós Doutorado na University of Cape Town com a pesquisa "Corpo, voz e ritualidade". Realizou Residências Artísticas no Brasil, na Espanha, em Portugal e na China. Integrou por doze anos o Grupo República Cênica (Brasil) onde participou de inúmeras pesquisas e criações artísticas. Dirigiu espetáculos de música, teatro e dança contemporânea. Principais publicações: Corporeidade da Voz: voz do ator (2007); Praticas e Poéticas Vocais I (2014); Práticas e Poéticas Vocais II (2016); Teatro ensino, teorias e prática volume 3: processo de criação (2016); Corpo-voz: revisitando temas, revisando conceitos (2016); Ateliês em Artes Cênicas: produção, extensão e difusão cultural (2017). Atualmente é diretor voluntário do Instituto de Educação Curativa. Integrante da Rede Voz e Cena (Brasil). Aconselhador biográfico em formação pela Escola Livre Antroposofia Formação e Estudos Biográficos de Juiz de Fora. Formação expandida em Antroposofia na Educação e na Saúde; Florais de Bach e de Saint Germain; Magnified Healing; Reiki I e II, Neoxamanismo; Astrologia Cármica.

  • Mariene Perobelli, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura em Ed. Artística Hab: Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Com especialização em Docência para o Ensino Superior pela UNISUL (2006). É mestre em Educação na linha Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017) com doutorado sanduíche na University of Cape Town, África do Sul, com bolsa CAPES PDSE. Professora efetiva do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, infância e formação de educadores. Atualmente produz e atua no quadro "CPI dos Pais", na Rádio Universitária (107,5) da UFU. Coordena o programa de extensão "Conexão Erê" com práticas artísticas e educacionais para a infância e parentalidade. Dirige, atua e produz o espetáculo em circulação "Erê Bebê" para famílias com crianças de 0 a 3 anos. Produz conteúdos online sobre o desenvolvimento saudável da criança na primeira infância para pais, educadores e profissionais da infância. Bem como, vem realizando palestras, cursos e vivências para famílias e educadores sobre temas acerca da infância, artes e educação. 

  • Marco Alvarenga, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil

    Professor Assistente 40DE no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes e Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto - DEART/IFAC/UFOP. Atuante nas disciplinas de Expressão vocal e verbal. Foco nas atividades extensionistas, em particular na educação não formal, com viés na arte terapia e arte educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Voz e Cena - Sediado na UNB. Coordenador do projeto de extensão Cia da Gente, 17 anos ininterruptos, agrupando 22 bolsistas, atendendo 06 espaços/projetos de acolhimento/atendimento social de Ouro Preto e Mariana Musicalizado em instrumento canto, pela Fundação de Educação Artistica - FEA,1985, em Belo Horizonte, tendo integrado o Grupo de Improvisação Vocal, Dirigido pelo Músico Eduardo Álvares Guimarães. Preparador Vocal, Diretor de Prosódia, Compositor, Ator, Cantor, Produtor, Gestor Cultural. Graduado em Administração de Empresas,pela UNA/MG. Foco em Gestão Cultural e Gestão de Pessoas. Mestrado em Artes, pela Escola de Belas Artes, na área de Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais - EBA/UFMG. 

Referências

AALBERS, Sonja; FUSAR‐POLI, Laura; FREEMAN, Rute E; SPREEN, Marinus; KET, Johannes C F; JCF, VINK, Annemiek C; MARATOS, Ana, CRAWFORD, Mike; CHEN, Xi-Jing; GOLD, Christian. Music therapy for depression. Cochrane Database of Systematic Reviews 2017, Issue 11. Art. No.: CD004517. DOI: 10.1002/14651858.CD004517. pub3. Acesso em 22 de março de 2024.

ALEIXO, Fernando; PEROBELLI, Mariene H. 2024. Erê Bebê: experiência artística no começo da vida. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, pag. 16-33. 2024.

CHATTERJEE, Diya; HEGDE, ShantalaÇ THAUT, Michael. Neural Plasticity: The Substratum of Music-based Interventions in Neurorehabilitation (Plasticidade neural: o substrato das intervenções baseadas em música na neurorreabilitação). 1 de janeiro de 2021: 155 – 166.

DEWHURST-MADDOCK, Olivea. A CURA PELO SOM: técnicas de auto-ajuda através da música e da própria voz. São Paulo: Madras Editora, 1999.

FALK, Judit. Org. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2016.

FALK, Judit. Org. Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2011.

GOLDMAN, Jonathan. Os sons que curam: o poder dos harmônicos. São Paulo: Siciliano, 1994.

LIGNELLI, César. Sons e(m) cena: parâmetros do som: tomo I. Curitiba: Appris Editora; 2019.

MITHEN, Steve. The singing Neanderthals. The origins of music, language, mind and body. London: Weidenfeld & Nicholson, 2005.

SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até 3 anos. São Paulo: Omnisciência, 2017.

STEINER, Rudolf. Os doze sentidos e os sete processos vitais. São Paulo: Antroposófica, 2012.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Como Citar

O Som no espetáculo Erê Bebê: ambiente e banho sonoro. (2024). Voz E Cena, 5(02), 81-93. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56355

Artigos Semelhantes

1-10 de 54

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)