Vocalidades Somáticas em Performance - o Princípio Dinâmico dos Três Apoios
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.54585Palavras-chave:
Vocalidade, Eutonia, Somática da Voz, Treinamento VocalResumo
Neste artigo objetiva-se refletir sobre a abordagem somática da voz para o treinamento corporal com ênfase na voz proposto por Silvia Davini, baseada no Princípio Dinâmico dos Três Apoios, que se aporta na prática somática Eutonia como um de seus eixos. Destacou-se a visão indisciplinar sobre a voz em performance que problematiza a dominância de noções de corpo instrumentais no pensamento ocidentalizado e aproxima-se de noções somáticas corpo, bem como do campo da Somática da Voz. Observa-se que os princípios apontados coadunam com os princípios somáticos da Eutonia, contudo considera-se oportuno pesquisar procedimentos pedagógicos que preservem o estado somático em todas as camadas da proposta de treinamento, como por exemplo, durante os exercícios respiratórios e vocais para as altas intensidades, a fim de que os princípios eutônicos tenham eficácia em todos os aspectos da proposta e não somente em uma fase preparatória para o treinamento vocal.
Referências
ALEIXO, Fernando; DORDETTE, Daiane; MARTINS, Janaína. (Org.). Práticas e poéticas vocais II. Uberlândia: Edufu, 2016.ALEXANDER, Gerda. A Eutonia: um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
BERRY, Cicely. Voice and the Actor. London: Wiley, 1991.
BUENO, Francisco da Silveira. Grande Dicionário Etimológico- Prosódico da Língua Portuguesa, 8º Vol. São Paulo: Saraiva, 1967.
CAMPOS, Márcia Regina Bozon de. Eutonia a pele consciente. Psique Ciência e Vida. São Paulo, v.6, n.68, p.24-30, ago. 2011.
CAMPOS, Márcia Regina Bozon (Org). Eutonia: Experiência Clínica e Pedagógica. São Paulo: Zagodone, 2013.
DAVINI, Silvia. Pesquisa em Teatro: a questão da palabra e da voz. TELLES. Narciso. (Org.) Pesquisa em Artes Cênicas: Textos e Temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
DAVINI, SILVIA. Pesquisa em Artes Cênicas. MORINGA - Artes do Espetáculo, v. 1, n. 2, 2010.
DAVINI, Silvia. Cartografías de la Voz en el Teatro Contemporáneo: El Caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Colecção Textos y Lecturas en Ciencias Sociales. Buenos Aires: EdUNQ, 2008.
DAVINI, Silvia. Cartografias da voz no teatro contemporâneo: o caso de Buenos Aires no final do século XX. Brasília: Universidade de Brasília, PPG-CEN, 2019.
DAVINI, Silvia. Vocalidade e Cena: Tecnologias de Treinamento e Controle de Ensaio Folhetim. Teatro do Pequeno Gesto , No 15, Rio de Janeiro: Rioarte, 2002.
DAVINI. Silvia; VIEIRA. Sulian. Módulo 11 - Laboratório de Teatro 2. Programa de Educação à Distância Pró-Licen, Licenciatura em Teatro. Brasília: Artes Gráficas e Editora Pontual, 2009.
HUBERTY, Jean-Marie. A eutonia Gerda Alexander: das fontes europeias à sua divulgação na América Latina. CAMPOS, Márcia Regina Bozon (Org). Eutonia: Experiência Clínica e Pedagógica. São Paulo: Zagodone, 2013.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Conversaciones con Gerda Alexander. Buenos Aires: Lumen 2007.
HUSSON. Raul.: El canto. Buenos Aires: Eudeba, 1965.
KAPADOCHA, Cristina. (2024). Eu toco-Eu respiro-Eu movo-Eu vocalizo-Eu falo: Logos somático rumo à assistência social. Voz e Cena, 5(01), 34-51. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54583
KESSELMAN, Hernán; KESSELMAN, Susana. Corpodrama: cuerpo y escena - Una nueva herramienta para el trabajo con grupos. Buenos Aires: Lumen, 2008.
LIGNELLI, César. Sons e(m) Cena: Parâmetros do Som. Tomo 1. Curitiba: Appris, 2019.
MORETI, Fernanda. A Eutonia e o trabalho do Ator: Experimentos. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 169. 2010.
PIZARRO, Diego; BRITO, Nayara. Dinâmicas somáticas da voz na anatomia experiencial do método Body-Mind Centering™, Repertório, Salvador, ano 21, n. 30, p. 260-280, 2018.
STECKERT, Daiane Dordete Jacob. Corpo Vocal, Gênero e Performance. Revista Brasileira De Estudos Da Presença 7(2) : 359-81, 2017.
TELLES. Narciso. (Org.) Pesquisa em Artes Cênicas: Textos e Temas. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.
VIEIRA, Sulian. Do Corpo como instrumento ao Corpo como lugar. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas. Belo Horizonte: 2008.
VIEIRA, Sulian. Treinamento, Técnica e Estética no Teatro Contemporâneo. Anais da V Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo, 2009a.
VIEIRA, Sulian. O Corpo Ressoante: Voz, Palavra e Desejo em Cena. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB, v. 8, p. 9-19. Brasília: PPG-Arte/UnB, 2009b.
VIEIRA, Sulian; MATSUMOTO, Roberta. Potências do Corpo em Performance no Teatro Estático de Fernando Pessoa: quando palavras urdem movimentos. BARROS, Ariane (org). Corpo e(m) Performance: processos de criação. Rio de Janeiro: Synergia, 2021.
VIEIRA, Sulian. A voz como produção corporal: O Princípio Dinâmico dos Três Apoios. In: ALEIXO, Fernando; DORDETTE, Daiane; MARTINS, Janaína. (Org.). Práticas e poéticas vocais II. Uberlândia: Edufu, 2016.
VIEIRA, Sulian; LIGNELLI, César. Narrativas atitudes e parâmetros do som: A voz e a palavra em uma aproximação pragmática. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 4-13, 2018. DOI: 10.20396/pita.v7i2.8651448. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8651448. Acesso em: 19 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.