Sobre a prática de Integração Voz-Movimento

despertando ressonância no corpo em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54579

Palavras-chave:

Dança Vocal, Movimento Somático, Corporalização vocal, Presença corpóreo-vocal, Body-Mind Centering

Resumo

Esta é uma tradução em língua portuguesa da entrevista realizada por Christina Kapadocha com Patricia Bardi por ocasião de sua pesquisa sobre Somática da Voz em Performance. O foco é compreender como Bardi define seu trabalho corpóreo-vocal como expressão do movimento somático. A artista e praticante somática informa sobre suas ferramentas de trabalho a partir da corporalização dos órgãos com movimento e vocalização, além de delimitar as dimensões que completam a formação que oferece em seu programa de quatro anos, combinando o que ela denomina de Dança Vocal (Vocal Dance), Integração Voz-Movimento (Voice Movement Integration - VMI) e Trabalho Corporal de integração do Movimento Vital (Vital Movement Integration Bodywork - VMIB)[1]

[1] Entrevista publicada originalmente no livro Somatic Voices in Performance Research and Beyond (2021), pela Routlege, Abingdon, Oxon, organizado por Christina Kapadocha, pp. 50-60. Tradução realizada e publicada com autorização da autora e da entrevistada, com aval da editora.

Biografia do Autor

  • Christina Kapadocha, East 15 Acting School, University of Essex-Loughton, Reino Unido

    Pesquisadora PhD, artista de teatro e praticante somática radicada em Londres; é Educadora do Movimento Somático Registrada na ISMETA e fundadora do Somatic Acting Process®. É graduada na primeira turma de interpretação teatral do Greek National Theatre(GNT) (2008) e Mestra pela East 15 Acting School(2011). Trabalha como atriz e diretora de movimento na Grécia e no Reino Unido desde 2007, tendo realizado um doutorado com bolsa integral na Royal Central School of Speech and Drama (RCSSD) em 2016. Atualmente, é professora na East15 Acting School, Universidade de Essex. Organizou o livro Somatic Voices in Performance Research and Beyond(2021) e é editora associada da revista Theatre, Dance and Performance Training.

  • Patricia Bardi, Amsterdã, Países Baixos

    Fundadora/diretora do Programa de Certificação de Prática Somática VMI que combina Dança Vocal, Integração Voz-Movimento e Trabalho Corporal de Integração do Movimento Vital, em Amsterdã -um programa credenciado em educação do movimento somático e prática de saúde natural. Bardi realizou diversas turnês, ensinando e atuando em festivais internacionais, universidades e escolas de teatro em toda a Europa, América do Norte e Ásia. Recebeu o London Arts Choreographer Awarde criou o Organ Rebalancing, um treinamento corporal avançado credenciado. É membra fundadora da School for Body-Mind CenteringSM(EUA) e do Chisenhale Dance Space, de Londres, além de ser registrada como Terapeuta doMovimento Somática pela ISMETA.

  • Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

    Artista da dança e do teatro. Professor efetivo da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realizou pesquisa pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022, onde também finalizou o Doutorado (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2019), supervisionado pela Dra. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. É professor certificado em Body-Mind CenteringSM e outras aventuras somáticas.

Referências

BARDI, P. Organ work video. 2018b. 1 vídeo (5:06). Publicado pelo website Routledge Voice Studies. Disponível em: https://routledgetextbooks.com/textbooks/routledgevoicestudies/somatic_voices.php. Accessed in: 23 jun. 2024.

BARDI, P. Vocal Dance video. 2018c. 1 vídeo (3:31). Publicado pelo website Routledge Voice Studies. Disponível em: https://routledgetextbooks.com/textbooks/routledgevoicestudies/somatic_voices.php. Accessed in: 23 jun. 2024.

BARDI, P. Workshop on Voice Movement Integration (VMI) [workshop]. East 15 Acting School-London, 17 de novembro de 2018a.

CIXOUS, H.; CLÉMENT, C. The Newly Born Woman. Tradução de Betsy Wing. Mineapolis: University of Minnesota Press, 1986.

GRANT, Sam. Social Somatics. 2023. 1 vídeo. Publicado pelo website Somatic Movement Summit. Disponível em: https://somaticmovementsummit.com/program/55070. Acesso em: 02 maio 2024.

HUSSEIN, N. (org.). Rethinking New Womanhood: Practices of Gender, Class, Culture and Religion in South Asia. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2018.

KAPADOCHA, C. (org.). Somatic Voices in Performance Research and Beyond. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021.

KRISTEVA, J. Revolution in Poetic Language. Tradução de Margaret Waller. New York: Columbia University Press, 1984.

PHIPPS, A. The Politics of the Body: Gender in a Neoliberal and Neoconservative Age. Cambridge: Polity Press, 2014.

THREADCRAFT, S. Intimate Justice: The Black Female Body and the Body Politic. New York: Oxford University Press, 2016.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Edição

Seção

Traduções

Categorias

Como Citar

Sobre a prática de Integração Voz-Movimento: despertando ressonância no corpo em movimento. (2024). Voz E Cena, 5(01), 207-222. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54579