La transdisciplinariedad de quien canta en escena

conjeturas teóricas y prácticas pedagógicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56137

Palabras clave:

Voz, Transdisciplinariedad, Musica, Teatro, Performance

Resumen

El artículo destaca características convergentes entre performances de cantantes que actúan en vivo y actores que también utilizan el canto como materia artística. Este planteamiento fue reforzado en entrevistas realizadas a estudiantes y docentes, tanto de las carreras de Canto Popular como de Teatro de diversas universidades. El artículo también analiza los planes de estudio de ambas carreras, estudiando la eficacia de la formación práctica y los contenidos teóricos aplicados a la persona que canta en el escenario. Finalmente, informamos sobre un laboratorio pedagógico transdisciplinario donde pudimos probar metodologías de enseñanza utilizando, como sustancia de aprendizaje, la adjeción cuerpo-voz-música-escena.

Biografía del autor/a

  • Sofia Freitas Santos Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei/MG, Brasil

    É atriz, graduanda do curso de Teatro da Universidade Federal de São João Del-Rei. Integra o grupo de pesquisa Casa Aberta, com direção da Prof.ª Doutora Juliana Motta. De 2023 a 2024 realizou Iniciação Científica como Bolsista FAPEMIG (PIBIC), participando da pesquisa "A transdisciplinaridade da pessoa que canta em cena: conjecturas teóricas e práticas pedagógicas", orientada pela Prof.ª Dr.ª Juliana Mota. 

  • Pedro Barsalini , Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei/MG, Brasil.

    Pedro é Bacharel em Música Popular com habilitação em Voz pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), título conferido em 2020. Em 2022, ingressou na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), onde está realizando graduação de Bacharelado em Teatro. 

  • Juliana Alves Mota Drummond, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João Del Rei/MG, Brasil.

    Juliana Mota é atriz, cantora, diretora, relações públicas e psicanalista em formação. Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ e do Curso de Graduação em Teatro da mesma instituição. Líder do grupo de pesquisa e programa de extensão CASA ABERTA. 

Referencias

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Publicado

2024-12-30

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

Categorías

Cómo citar

La transdisciplinariedad de quien canta en escena: conjeturas teóricas y prácticas pedagógicas. (2024). Voz E Cena, 5(02), 162-194. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56137

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