A transdisciplinaridade da pessoa que canta em cena
conjecturas teóricas e práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56137Palavras-chave:
Voz, Transdisciplinaridade, Música, Teatro, PerformanceResumo
O artigo evidencia características convergentes entre performances de cantores que se apresentam ao vivo e de atores que também se utilizam do cantar como material artístico. Tal aproximação foi reforçada em entrevistas feitas a alunos e professores, tanto de cursos de Canto Popular quanto de Teatro de diversas universidades. O artigo também analisa currículos de ambos os cursos, estudando a eficácia de treinamentos práticos e conteúdos teóricos aplicados para a pessoa que canta em cena. Por fim, trazemos o relato de um laboratório pedagógico transdisciplinar onde pudemos testar metodologias de ensino utilizando, como substância de aprendizado, a adjeção corpo-voz-música-cena.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BRAGA, Valéria Leite. Princípios para a formação corporal e cênica do cantor popular. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. Belo Horizonte, p. 105. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: princípios e práticas. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2016.
MALETTA, Ernani. Voz: corpo em manifestação. In: Enéias Farias Tavares, Gisela Reis Biancalana, Mariane Magno (org.) Discursos do corpo na arte. Santa Maria : Ed. da UFSM, 2021. p. 16 - 61.
MOTA, Juliana Alves. Para aprender a observar: em busca de uma atuação polifônica. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, p. 97, 2007.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro, 3 ed. Trad. J. Guinsburg e Maria Lucia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SILVA, Kristoff. A afinação da interioridade: um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. Belo Horizonte, p. 313, 2020.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.