Construindo Pontes: Mulheres na Ciência disseminam a Universidade e a Ciência em Escolas Públicas do Distrito Federal através de visitas e gravação de Podcasts
DOI:
https://doi.org/10.26512/2238-6963202453353Keywords:
disseminação científica, ensino fundamental, extensão, podcast, visitasAbstract
Muito se tem produzido no âmbito das universidades inquestionavelmente, no entanto é importante se perguntar para quem chega esse conhecimento. Dessa forma iniciativas de disseminação científica e aproximação com a sociedade são necessárias a fim de tornar as universidades parte do cotidiano destas pessoas. Nesse sentido, o projeto teve como objetivo principal disseminar o papel e as pesquisas da universidade de forma a despertar o interesse e desejo dos estudantes, desde o ensino fundamental, para o ingresso na universidade pública por meio de visitas e podcast. A fim de atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa ação, na qual estudantes e professoras da Universidade de Brasília visitavam a escola Classe 01 do Guará, escola pública do Governo do Distrito Federal, de ensino fundamental a fim de disseminar o papel e pesquisas da universidade, de forma lúdica, por meio de brincadeiras, contação de história, teatro, visitas à universidade e gravação de podcasts. As atividades ocorreram no âmbito do projeto: Disseminando a ciência por meio de um podcast de meninas e mulheres em escolas do Governo do Distrito Federal. Com base nessa metodologia, foram realizadas 6 visitas à escola pela equipe, sendo uma delas a participação de um evento com as famílias dos alunos, que tinham de 6 a 12 anos, estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Também foi realizada uma visita de 280 estudantes na UnB, para conhecer projetos como o LabMat, Experimentoteca, Museu de Geociências e Memorial Darcy Ribeiro, na ocasião os estudantes tiveram contato com um aluno indígena que expôs seus costumes, cantos, danças e história, bem como com outros alunos da UnB de diversos cursos. Também foram gravados episódios para o quadro ‘Pergunte para um cientista’ do Podcast ‘Eu quero saber’ (@euquerosaberpodcast no Instagram). Constata-se que o projeto cumpriu o objetivo proposto e obteve resultados positivos em termos de interação, aceitação por parte das famílias e equipe da escola e engajamento das crianças envolvidas, além de aprendizado para a equipe da universidade formada por 6 alunas de graduação e 2 professoras coordenadoras, contribuindo para a popularização do papel, pesquisas e atividades da universidade, de forma a permitir o amplo acesso da sociedade.
References
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.
CLARIVATE ANALYTICS. A Pesquisa no Brasil: Promovendo a excelência - Análise preparada para a CAPES pelo Grupo Web of Science, 2019. Disponível em: http://images.mail.discover.clarivate.com/Web/ClarivateAnalytics/%7B1a55c3df-70a3- 4ab1-8db4- d9741f748546%7D_Web_of_Science_Group_Bibliometrics_Report_2019_PORT.pdf
COELHO, Ana Amália et al. PodCiência: O PODCAST DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE BIOQUÍMICA MÉDICA DA UFRJ. In: IV
Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. 2015.
MACKENZIE, Lewis E. Science podcasts: analysis of global production and output from 2004 to 2018. Royal Society open science, v. 6, n. 1, p. 180932, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Participação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0 (Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.