Auriculares y micrófono de solapa en Teatro Musical nacional e internacional

Entrevista a Gabriel Bocutti

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56138

Palabras clave:

Micrófono de Auriculares, Micrófono de Solapa, Teatro Musical, Técnico de Sonido, Mercado

Resumen

Esta entrevista tiene como objetivo presentar aspectos técnicos y estéticos del uso de micrófonos de diadema y de solapa en Teatro Musical en el mercado nacional e internacional. Y también resaltar los procesos y exigencias comportamentales que involucran el uso de equipos, los cuales son de suma importancia para la precisión de la actuación del Artista de Teatro Musical. El Entrevistado es Gabriel Bocutti diseñador de sonido y programador de audio, quien a lo largo de su carrera ha adquirido experiencia con Teatro Musical, espectáculos de Broadway, espectáculos internacionales y festivales de música y danza.

Biografía del autor/a

  • Júlia Barcelos, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Artista de Teatro Musical em formação; discente do curso de bacharelado em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília; Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (CNPq).

  • César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor-Chefe do Periódico Voz e Cena. Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Membro da Rede Voz e Cena (desde 2011). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Referencias

BARCELOS, Júlia; LIGNELLI, César. Relações entre o uso do microfone de bastão e a precisão da voz cantada do Artista de Teatro Musical em formação. Voz e Cena, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 154–173, 2023. DOI: 10.26512/vozcen.v4i02.51280. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/51280. Acesso em: 15 nov. 2024.

BOCUTTI, Gabriel. Portifólio. 2023. Disponível em: https://www.gabrielbocutti.com/about?lang=pt. Acesso em 07 dez. 2024.

Publicado

2024-12-30

Número

Sección

Entrevistas

Categorías

Cómo citar

Auriculares y micrófono de solapa en Teatro Musical nacional e internacional: Entrevista a Gabriel Bocutti. (2024). Voz E Cena, 5(02), 362-378. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56138

Artículos similares

1-10 de 138

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.