Vozes em Diálogo

Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik

Autores

Palavras-chave:

Voz, Movimento, Molik, Giuliano Campo

Resumo

A presente entrevista tem como objetivo aprofundar os conteúdos relacionados aos exercícios vocais de Molik e seus princípios metodológicos no trabalho do ator. É uma conversa com Giuliano Campo que abrange os seguintes tópicos: Ressonadores, com comentários sobre a criação e superação deste exercício; Partituras, sobre o processo de coreografar as ações psicofísicas do ator; Alfabeto Corporal, sobre as origens deste sistema e como ele ajuda no trabalho vocal; Conduta do Mestre, sobre como Molik aprendeu a tratar a voz dos alunos; e termos como Vida e O Desconhecido. Além disso, a entrevista contempla elaborações e desdobramentos dos temas abordados no livro Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik (2012), sempre buscando não abordar sua técnica como um “manual”, mas como um “instrumento vivo”.

Biografia do Autor

  • Pablo Magalhães, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Mestre em Processos Composicionais da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília, Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

  • César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor do Periódico Voz e Cena. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Referências

GROTOWSKI, Jerzy. In Search of a Poor Theater. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971; Foreword by Peter Brook.

GROTOWSKI, Jerzy. Jerzy Grotowski's Laboratory Theatre. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MOLIK, Zygmunt; CAMPO, Giuliano. Zygmunt Molik's Training of Voice and Body - The Legacy of Jerzy Grotowski. Ed. São Paulo: Realizações Editora, Livraria e Distribuidora Ltda, 2012.

MAGALHÃES, Pablo. Voz e Movimento: uma análise da práxis de Zygmunt Molik. Dissertação de Mestrado. Brasília, UnB, 2022.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

Entrevistas

Categorias

Como Citar

Vozes em Diálogo: Entrevista com Giuliano Campo acerca da práxis de Zygmunt Molik. (2022). Voz E Cena, 3(02), 322-347. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/vozecena/article/view/45483