Microfone headset e lapela no Teatro Musical nacional e internacional

Entrevista com Gabriel Bocutti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56138

Palavras-chave:

Microfone Headset, Microfone Lapela, Teatro Musical, Técnico de Som, Passagem de Som, Mercado

Resumo

A presente entrevista tem por objetivo apresentar aspectos técnicos e estéticos do uso do microfone headset e lapela no Teatro Musical no mercado nacional e internacional. E também ressaltar os processos e demandas comportamentais que envolvem o uso o equipamento, no qual são de suma importância para a precisão da performance do Artista de Teatro Musical. O Entrevistado é Gabriel Bocutti designer de som e programador de áudio, que ao longo de sua carreira adquiriu experiência com Teatro Musical, Broadway shows, shows internacionais, e festivais de música e dança.

Biografia do Autor

  • Júlia Barcelos, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Artista de Teatro Musical em formação; discente do curso de bacharelado em Interpretação Teatral na Universidade de Brasília; Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (CNPq).

  • César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor-Chefe do Periódico Voz e Cena. Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Membro da Rede Voz e Cena (desde 2011). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Referências

BARCELOS, Júlia; LIGNELLI, César. Relações entre o uso do microfone de bastão e a precisão da voz cantada do Artista de Teatro Musical em formação. Voz e Cena, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 154–173, 2023. DOI: 10.26512/vozcen.v4i02.51280. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/51280. Acesso em: 15 nov. 2024.

BOCUTTI, Gabriel. Portifólio. 2023. Disponível em: https://www.gabrielbocutti.com/about?lang=pt. Acesso em 07 dez. 2024.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Entrevistas

Categorias

Como Citar

Microfone headset e lapela no Teatro Musical nacional e internacional: Entrevista com Gabriel Bocutti. (2024). Voz E Cena, 5(02), 362-378. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56138

Artigos Semelhantes

1-10 de 138

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>