Diálogos mediados por objetos técnicos
Entrevista com João Bento
Palavras-chave:
João Bento, Soundwalking, Composição em Tempo Real, Objetos TécnicosResumo
Em complementaridade ao artigo Vozes que não têm boca mediadas por objetos técnicos em De Perto Uma Pedra, escrito por Mayer e Lignelli, na revista Voz e Cena, na edição v. 2 2021, em que se discutiu os aspectos sonoros do espetáculo português De Perto Uma Pedra, desenvolveu-se uma entrevista com o captador de sonoridades ao vivo desta obra, João Bento. Neste espaço, busca-se compreender um pouco sobre sua trajetória, trabalhos pregressos, inspirações, diálogo com outros artistas e a sua relação com a obra em questão.
Referências
ADAMS, MD; BRUCE, NS; DAVIES, WJ; CAIN; R. JENNINGS; P, CARLYLE, A, CUSACK; P, HUME; Plack, C. Soundwalking as a methodology for understanding soundscapes. Manchester. University Stanford. 2008.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FIADEIRO, João; EUGENIO, Fernanda. Secalharidade como ética e como modo de vida: o projeto AND_Lab e a investigação das práticas de encontro e de manuseamento coletivo do viver juntos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 061-069, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012063. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3191. Acesso em: 21 mar. 2022.
MAYER, Guilherme.; LIGNELLI, César. Vozes que não têm boca mediadas por objetos técnicos em De Perto Uma Pedra. Voz E Cena, 2(02), 13–33. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/39659. 2021.
SIMONON, Gilbert. Do Modo de Existência dos Objetos Técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020. Tradução de Vera Ribeiro.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.