Portfólio de Produtos Técnicos do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) elaboradas pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília CDT/UnB.
Palavras-chave:
projetos de extensãoResumo
A disseminação e monitoramento de informações tecnológicas é elemento essencial para melhoria de qualidade de produtos ou processos produtivos. O SBRT (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas) é um serviço online, gratuito, instituído por uma rede de cooperação nacional para compartilhar o conhecimento das Instituições de Ensino e Tecnologia disponibilizando produtos técnicos personalizados para dúvidas tecnológicas. No âmbito da Universidade de Brasília, o SBRT é operacionalizado como projeto de extensão de ação contínua que tem por objetivo incentivar a interação da ciência e pesquisa ao desenvolvimento social. Assim esse artigo buscou analisar o portfólio de produtos técnicos elaborados pelo SBRT do CDT/UnB agrupados pelo sítio no período entre 2010 e 2014 a fim de traçar um panorama exemplificativo do banco de dados existente. No universo de 190 produtos técnicos, demandas recebidas pelo CDT oriundas da sociedade, assim caracterizando claramente extensão tecnológica, estão contempladas áreas como: agricultura e pecuária, água, esgoto e gestão de resíduos, construção, eletricidade e gás, extração de minerais; indústria de transformação, produção florestal e serviços de apoio a indústria. Sendo 61% dos produtos técnicos analisados da área de indústria de transformação, 19% relacionados à agricultura e pecuária enquanto 11% referem-se a serviço de apoio à indústria.
Â
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.