Extensão Tecnológica ”“ uma Possibilidade Viável com Relevantes Impactos Sócio-Econômicos

Autores

  • Pedro Henrique Isaac Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico
  • Luis Afonso Bermúdez Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico
  • Marina Campos Dessen Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico
  • Anne Augusta Affiune Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Inovação. Extensão universitária. Extensão tecnológica.

Resumo

O presente artigo trata da extensão universitária e tecnológica e do enquadramento dos projetos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília como agente articulador e executor de ações que visam à promoção da cooperação entre universidades, governo e sociedade. Para tanto, baseando-se nas definições do Plano Nacional de Extensão Universitária e do Manual de Oslo, entende-se que as atividades desenvolvidas no âmbito dos projetos de extensão do CDT e com foco para inovação, enquadram-se no conceito de extensão universitária e tecnológica. O impacto dessas atividades vem contribuindo, de forma direta ou indireta, para o desenvolvimento de novos produtos/serviços, o fomento à atividade empresarial e a capacitação da comunidade acadêmica e da sociedade quanto ao empreendedorismo e à inovação.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Isaac, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

    Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004) e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é coordenador da Incubadora Social e Solidária da Universidade de Brasília e realiza pesquisa no IPEA. Tem experiência na área de Sociologia e Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, redes, catadores, educação e subjetividade.

  • Luis Afonso Bermúdez, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

     Professor doutor, titular da UnB e diretor do  (CDT/UnB)

  • Marina Campos Dessen, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

    Professora doutora, visitante e coordenadora da Escola de Empreendedores do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), 

  • Anne Augusta Affiune, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

    Possui graduação em Gestão de Pessoas pela União Educacional de Brasília (2008). Possui cerca de dez anos de experiência na área de elaboração, execução e coordenação de projetos, além de ter participado de diversos cursos, seminários e workshops nas áreas de Gestão Estratégica, Gestão Pública, Gestão de Projetos, entre outros.

Referências

Empreendedorismo. Inovação. Extensão universitária. Extensão tecnológica.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Lei nº 9.394/1996), 1996.
MACIEL, Lucas Ramalho. Política Nacional de Extensão: perspectivas para a universidade brasileira. Brasília, 2011.
MIZUNO, E. T. V. R. Anuário estatístico 2008: 2003-2007. Disponível em: <http://www.spl.unb.br/Dados/anuario2008/Anuario2008.pdf>.
OCDE ”“ Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed., 2006.
BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária (Pneu).. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC , 2001.
RIBEIRO, Darcy. Universidade para que? Brasília: UnB, 1986.
SANTOS, Boaventura de Sousa; FILHO, Naomar de Almeida. A universidade do século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, 2008.
SILVA FILHO, R. L. L. e. A Extensão Universitária: definição, propósitos, estratégias e ferramentas. Disponível em www.loboeassociados.com.br.
TURRA, F. A.; BARREIRO, J. H. de L. C. D. Em estudo exploratório sobre extensão tecnológica: suas bases e fundamentos para a gestão de políticas públicas. SEMINARIO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTIÓN TECNOLOGICA, 11. Altec. Salvador/BA. 2005.

Downloads

Publicado

2012-10-25

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Como Citar

Extensão Tecnológica ”“ uma Possibilidade Viável com Relevantes Impactos Sócio-Econômicos. Participação, [S. l.], n. 22, 2012. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/25634. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)