Programa permanente de extensão de idiomas: uma reflexão sobre o papel da extensão universitária junto à sociedade
Palavras-chave:
universidade; extensão universitária; gestão social; ações de extensão; prática extensionista.Resumo
O objetivo deste artigo é propor reflexões acerca dos conceitos de gestão social e extensão universitária, bem como analisar os resultados das ações
de extensão no âmbito do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (PPE UnB Idiomas) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Caracterizou-se por um estudo de caso dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio do site oficial do UnB Idiomas. Os dados coletados foram analisados e compreendidos por meio da abordagem qualitativa. Verificou-se a grande abrangência do Programa junto
à s comunidades interna e externa no qual está inserido, propiciando a interação, participação e inclusão de diferentes atores sociais por meio de diversos cursos de idiomas ofertados anualmente. Além disso, a prática extensionista se aproxima da gestão social ao promover a inserção e o aprendizado da comunidade junto à universidade e proporcionar a troca de experiências e saberes entre universidade e comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.