A brincadeira em um abrigo: uma forma de pensar a extensão universitária

Autores

  • Camila Moura Fé Maia Universidade de Brasília
  • Maíra Cristina Coelho de Lima Universidade de Brasília
  • Sara Nunes Rodrigues de Queiróz uUniversidade de Brasília
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Brincadeira. Extensão universitária. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo propõe pensar a extensão a partir da apresentação do Projeto de Extensão de Ação Contínua da Universidade de Brasília “Pintando e Bordando: desenvolvimento de crianças e adolescentes em abrigos”. O projeto objetiva construir um espaço de lazer e comunicação através da brincadeira, para desenvolver processos cognitivos e afetivos e recursos de personalidade dos envolvidos, bem como possibilitar o diálogo e escuta às crianças e aos adolescentes. O trabalho é desenvolvido em uma entidade de abrigo no entorno do Distrito Federal que atende cerca de 50 crianças e adolescentes, geralmente encaminhados pela justiça após afastamento da família por violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram realizadas visitas semanais aos sábados pela manhã, durante dois anos. Discute-se a perspectiva de extensão adotada, seguida de uma exposição da fundamentação teórica que orienta o trabalho. Também se descreve o desenvolvimento do projeto e os resultados alcançados com base em uma metodologia qualitativa. Em linhas gerais constatou-se que a brincadeira é um importante instrumento de aproximação e cooperação do processo de desenvolvimento humano e de construção de subjetividade. Por fim, defende-se o papel da extensão como transformadora de realidades sociais e possibilitadora de uma formação universitária mais ampla e consciente.

Biografia do Autor

  • Camila Moura Fé Maia, Universidade de Brasília

    Graduanda do 7º sem de Psicologia bolsista do projeto.

  • Maíra Cristina Coelho de Lima, Universidade de Brasília
    raduanda do 7º sem de Psicologia e bolsista do projeto.
  • Sara Nunes Rodrigues de Queiróz, uUniversidade de Brasília

    Graduanda do 7º sem de Psicologia e bolsista do projeto.

  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília
    Professora doutora do PED/Instituto de Psicologia da UnB e coordenadora do projeto.  

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Publicado

21-12-2011

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Como Citar

A brincadeira em um abrigo: uma forma de pensar a extensão universitária. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/24320. Acesso em: 14 mar. 2025.

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