Aportes teóricos e metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”

Autores

  • Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos (UFSB)
  • Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira os Santos (UFSB)

Palavras-chave:

Maioria Minorizada, Ecologia de Saberes, Pensamento Negro Contemporâneo, Extensão.

Resumo

O artigo objetiva apresentar a experiência teórico-metodológica da disciplina Pensamento Negro Contemporâneo, ofertada no âmbito do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília cujo objetivo é valorizar e revisitar os saberes de pensadores (as) negros (as) na academia e fora dela. Essa experiência apresenta-se como uma verdadeira artesania prática de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes
produzidos no Sul. O artigo articula produções resultantes da disciplina como um estudo de caso, e coteja exemplos das mesmas para aprofundamento empírico da análise.

Conclui que, ao trabalhar com epistemologias inclusivas e reveladoras da pluralidade de saberes da Maioria Minorizada, proporciona-se uma maior inserção e facilitação do acesso ao saber plural dos discentes envolvidos no projeto, eliminando a exclusão acadêmica por não se reconhecerem nas abordagens lineares e verticalizadas das pedagogias conservadoras.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Aportes teóricos e metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”. Participação, [S. l.], v. 1, n. 31, p. 26–39, 2018. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/20146. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 250

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.