CRENÇAS RELACIONADAS À MOTIVAÇÃO DE APRENDER LE (INGLÊS) NO CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Palabras clave:
Crenças, Motivação, Língua inglesa, Aprendizes, Curso de Letras.Resumen
O objetivo deste artigo é identificar crenças relacionadas à motivação de aprender língua estrangeira (inglês) de graduandos do curso de Letras de uma universidade pública. Trinta alunos, metade iniciantes e metade formandos, participaram da pesquisa. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar os dados. Os resultados sugerem que a principal motivação de aprender dos participantes é referente ao mercado de trabalho. Além disso, as experiências anteriores foram determinantes na formação de algumas crenças identificadas.
Referencias
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. 1995. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 15-42.
BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 5. ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall Regents, 2007.
DEWEY, J. Como pensamos. 2. ed. Trad. Godofredo Rangel. São Paulo: Nacional, 1953.
MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação.São Paulo: Ática, 1991.
MOITA LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
NUNAN, D. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
PAJARES, M. F. Teacher's beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, p. 307-322, 1992.
PILETTE, Claudino. Didática Geral. São Paulo: Ática, 1993.
SCHÜTZ, Ricardo. Motivação e desmotivação no Aprendizado de Línguas. 2003. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-motiv.html>. Acesso em: 10 jan. 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).