CONSUMIDORES DO FUTURO: UMA PESQUISA SOBRE A PERSUASÃO NA PUBLICIDADE INFANTIL MEDIANTE UM ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO
Palavras-chave:
publicidade infantil, análise do discurso, ideologia.Resumo
A publicidade busca elementos de persuasão para transmitir as informações que estão ligadas ao produto anunciado e instituir no consumidor hábitos que atendem aos interesses dos anunciantes. Para isso, certos elementos são inseridos no contexto apresentado como forma de tornar a mensagem mais atraente e assim convencer o público da necessidade de consumo, já que vivemos em uma sociedade capitalista. Nosso estudo objetiva verificar como propagandas infantis caracterizam-se, analisando alguns dos elementos que as compõem; e, com isso, compreender como tais estruturas são utilizadas nos discursos publicitários, o qual não apresentam o produto como uma simples mercadoria, mas agregam ao objeto valores que, muitas vezes, dialogam com princípios almejados pela sociedade contemporânea. Ao consumir um produto, o que se leva para casa não é só o que ele oferece, mas também, tudo o que o contexto de possuí- lo pôde conceder. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise de discurso e baseada nas concepções, principalmente, do Alcalde (2013); Borges (2010); Charaudeau (2008); Maingueneau (2004; 2015); Oliveira (2013).
ReferênciasALCALDE, Elisângela de Aguiar. A força do marketing nos produtos como estratégia competitiva. AEMS, 2013. Disponível em: http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/3/1. Pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
BORGES, Marcelo Moreira; TONIN, Juliana. A Estratégia Publicitária de Persuasão e de Sedução na Publicidade Contemporânea. Intercom ”“ Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ”“ Caxias do Sul, RS ”“ 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5-3306-1.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Editora Parábola, 2015.
. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Contexto, 2004.
MARX, Karl. O capital - Crítica da economia política. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1996.
OLIVEIRA, Elisangela Modesto Rodrigues de; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. O Faz de Conta e o Desenvolvimento Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação ”“ Volume 4 ”“ nº 1 ”“ 2013. Disponível em: http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/Elisangela.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. São Paulo: Editora Pontes, 2008.
SEVERINO, Emilly Furtado; GOMES, Natália Moura; VICENTINI, Samila. A história da publicidade brasileira. Uni-FACEF, 2010. Disponível em: egacy.unifacef.com.br/rec/ed09/ed09_art02.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).