CONSUMIDORES DO FUTURO: UMA PESQUISA SOBRE A PERSUASÃO NA PUBLICIDADE INFANTIL MEDIANTE UM ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO
Keywords:
children's advertising, discourse analysis, ideology.Abstract
Advertising seeks persuasive elements to convey the information that is tied to the advertised product and to establish in the consumer habits that serve the interests of advertisers. To do this, certain elements are inserted in the context presented as a way to make the message more attractive and thus convince the public of the need for consumption, since we live in a capitalist society. Our study aims to verify how children's advertisements are characterized, analyzing some of the elements that compose them; and thus understand
how such structures are used in advertising speeches, which do not present the product as a simple commodity, but add to the object values that often dialogue with principles sought by contemporary society. When consuming a product, what one takes home is not only what it offers, but also, whatever the context of owning it might bestow. This research was developed from a discourse analysis and based on the conceptions, mainly, of the Mayor (2013); Borges (2010); Charaudeau (2008); Maingueneau (2004; 2015); Oliveira (2013).
References
ALCALDE, Elisângela de Aguiar. A força do marketing nos produtos como estratégia competitiva. AEMS, 2013. Disponível em: http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/3/1. Pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
BORGES, Marcelo Moreira; TONIN, Juliana. A Estratégia Publicitária de Persuasão e de Sedução na Publicidade Contemporânea. Intercom ”“ Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ”“ Caxias do Sul, RS ”“ 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/r5-3306-1.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Editora Parábola, 2015.
. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Contexto, 2004.
MARX, Karl. O capital - Crítica da economia política. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1996.
OLIVEIRA, Elisangela Modesto Rodrigues de; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. O Faz de Conta e o Desenvolvimento Infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação ”“ Volume 4 ”“ nº 1 ”“ 2013. Disponível em: http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/Elisangela.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. São Paulo: Editora Pontes, 2008.
SEVERINO, Emilly Furtado; GOMES, Natália Moura; VICENTINI, Samila. A história da publicidade brasileira. Uni-FACEF, 2010. Disponível em: egacy.unifacef.com.br/rec/ed09/ed09_art02.pdf. Acesso em: 19 de setembro de 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



