O CENÁRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM ORIENTADORA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LE
Resumo
Este trabalho se destina a investigar, especificamente nas aulas de inglês de uma turma de um Centro Interescolar de línguas (CIL) do Distrito Federal, a abordagem utilizada pela professora no ensino da LE, e ao mesmo tempo, perceber os seus efeitos, positivos ou negativos, na aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada a partir da observação, gravação e transcrição das aulas em áudio e vídeo em tempo real. Acredita-se que por meio da análise de abordagem, levando em conta suas implicações; no método; nas técnicas; na produção de materiais; no filtro afetivo, assim como nos aspectos afetivos e sócio-cognitivos dos alunos, seja possível descobrir se suas implicações têm sido eficientes para a aprendizagem dos alunos.
Referências
___________________. “A abordagem orientadora da ação do professor”. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org.). Parâmetros Atuais no Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.
___________________. “Análise de abordagem como procedimento fundador de autoconhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira”. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org.). O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas: Pontes, 1999.
______________. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
FETTERMAN, D. M. Ethnography: step by step. London: Sage, 1998.
FONTÃO DO PATROCÍNIO, E. M. Os bastidores do processo de ensino/ aprendizagem: uma análise de abordagem de ensino em sala de aula de LE. Revista Letras vol. 10 nº 1 e 2, Campinas: PUCCAMP, 1991.
FONTÃO, E. P. e BIZÓN, A.C.C. Revisitando um professor em sua sala de aula: movimentos em direção a uma prática diferenciada. In: ALMEIDA FILHO, J.C. P. (Org.). Português para Estrangeiros/Interface com o Espanhol. Campinas: Pontes Editores, 1995.
KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.
MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. São Paulo: Editora Ática, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).