O CENÁRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM ORIENTADORA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LE

Autores

  • Letícia Sateles

Resumo

Este trabalho se destina a investigar, especificamente nas aulas de inglês de uma turma de um Centro Interescolar de línguas (CIL) do Distrito Federal, a abordagem utilizada pela professora no ensino da LE, e ao mesmo tempo, perceber os seus efeitos, positivos ou negativos, na aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada a partir da observação, gravação e transcrição das aulas em áudio e vídeo em tempo real. Acredita-se que por meio da análise de abordagem, levando em conta suas implicações; no método; nas técnicas; na produção de materiais; no filtro afetivo, assim como nos aspectos afetivos e sócio-cognitivos dos alunos, seja possível descobrir se suas implicações têm sido eficientes para a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

  • Letícia Sateles

    Professora de Língua Portuguesa e Inglesa do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência
    e Tecnologia de Goiás- no Campus de Luziânia, Estado de Goiás. Aluna do mestrado em Linguística
    Aplicada pela Universidade de Brasília. Tem realizado pesquisas sobre abordagens de ensino de línguas,
    especialmente a abordagem gramatical, o papel e o lugar da gramática e o processo de ensino e
    aquisição/aprendizagem de inglês como língua estrangeira.

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
___________________. “A abordagem orientadora da ação do professor”. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org.). Parâmetros Atuais no Ensino de Português Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.
___________________. “Análise de abordagem como procedimento fundador de autoconhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira”. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org.). O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas: Pontes, 1999.
______________. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
FETTERMAN, D. M. Ethnography: step by step. London: Sage, 1998.
FONTÃO DO PATROCÍNIO, E. M. Os bastidores do processo de ensino/ aprendizagem: uma análise de abordagem de ensino em sala de aula de LE. Revista Letras vol. 10 nº 1 e 2, Campinas: PUCCAMP, 1991.
FONTÃO, E. P. e BIZÓN, A.C.C. Revisitando um professor em sua sala de aula: movimentos em direção a uma prática diferenciada. In: ALMEIDA FILHO, J.C. P. (Org.). Português para Estrangeiros/Interface com o Espanhol. Campinas: Pontes Editores, 1995.
KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.
MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. São Paulo: Editora Ática, 1986.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O CENÁRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM ORIENTADORA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS COMO LE. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/9400. Acesso em: 18 jan. 2025.