Editorial: Os 20 anos da Associação Brasileira de Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v19i3.55303Palavras-chave:
ABA-Agroecologia, Comemoração de 20 anos, Histórico Agroecologia, BrasilResumo
Celebremos os 20 anos da ABA-Agroecologia como semente plantada em solo fértil resultando em árvore frondosa, cuja copa imensamente ramificada emerge de um tronco robusto assentado e alimentado por raízes sadias.
Há que se destacar o fértil período político que enseja a fundação da ABA-Agroecologia (2004) e da criação da Revista Brasileira de Agroecologia (2006), na esteira de importantes eventos tais como o II Congresso Brasileiro de Agroecologia, V Seminário Internacional sobre Agroecologia e VI Seminário Estadual sobre Agroecologia. Esta série de eventos evidenciam contextos em que os princípios da Agroecologia foram emergindo e constituindo-se num processo epistêmico para o qual as políticas públicas foram sendo convocadas a abrir caminhos, tanto no âmbito da academia, da pesquisa, da extensão, dos movimentos sociais, agricultores familiares, consumidores, etc. Um contexto construído num movimento “de baixo para cima”, um contexto de mobilização social. O mais importante como desafio futuro da ABA-Agroecologia está em abrir espaço para o fundamental debate sobre a episteme agroecológica, promovendo a ideia de que não se tem um modelo pronto e acabado da Agroecologia.
Referências
Como citar: MARTINS, Sérgio R. Editorial: Os 20 anos da Associação Brasileira de Agroecologia. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 19, n. 3, 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio Roberto Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.