Avaliação de sustentabilidade de agroecossistemas familiares de base agroecológica mediante a utilização do método MESMIS numa abordagem sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i4.49977Palavras-chave:
Avaliação de sustentabilidade, agroecossistemas familiares, agroecologia, abordagem sistêmicaResumo
No meio rural agroecossistemas têm requerido uma abordagem sistêmica, participativa e interdisciplinar para serem analisados sob a ótica da sustentabilidade. O método MESMIS (Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade)parte de um enfoque participativo e multidimensional que promove um processo de análise e retroalimentação voltado para a sustentabilidade no meio rural. O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação do método MESMIS junto a cinco agroecossistemas familiares de base agroecológica do município de Chapecó, SC. A partir da sua caracterização, foram identificados pontos de destaque para as dimensões ambiental, econômica e social da sustentabilidade, sendo eles diversidade, manejo agroecológico, saúde do solo, água, esgoto e resíduos sólidos; mão de obra, rendimento dos cultivos, dependência de insumos externos, comercialização, lucratividade e controle administrativo e financeiro; qualidade de vida, acesso a informação e atuação participativa, respectivamente. Os pontos de destaque foram analisados sob uma abordagem sistêmica para entender suas interações e organização; e para cada um deles foram selecionados um ou mais indicadores. A avaliação dos indicadores aponta para oportunidades e desafios, podendo-se destacar a ampliação no manejo agroecológico e o fortalecimento das atividades de cooperação entre as famílias como as principais oportunidades para a melhoria da sustentabilidade dos agroecossistemas e a mão de obra e a lucratividade como os desafios centrais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.