SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES COM PRODUÇÃO DE PEIXES NA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA
Palavras-chave:
Agroecologia; Piscicultura; IndicadoresResumo
O estudo foi desenvolvido em três agroecossistemas no estado do Paraná, Brasil com objetivo de identificar indicadores e avaliar a sustentabilidade de agroecossistemas de base familiar com produção de peixes, a partir de uma perspectiva agroecológica. As metodologias utilizadas foram o Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade (MESMIS) e a ferramenta sistematizada pela Associação da Agricultura Familiar e Agroecologia (ASP-TA). Durante as atividades de campo foram selecionados indicadores nas dimensões de manejo da piscicultura, ecológica, econômica, social, política, cultural e ética. Foi possível avaliar os agroecossistemas de forma integrada, apresentando níveis de sustentabilidade (ideal-3, médio-2 e ruim-1) para os indicadores, a partir da percepção das famílias agricultoras e dos referenciais teóricos. Exceto para o manejo da piscicultura, os agroecossistemas estudados alcançaram percentuais próximos ao ideal da sustentabilidade. Espera-se que o presente estudo estimule a produção e a pesquisa agroecológica integrada à piscicultura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Agroecologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.