Apoio no XII Circuito de Ciências: Uma proposta do PET Ciências - FUP para auxiliar na realização da feira
Support for the XII Science Circuit: A proposal from PET Sciences - FUP to assist in holding the fair
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Circuito de Ciências do Distrito Federal, Divulgação científicaResumo
O Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, organizado pela Secretaria de Estado de Educação do DF, é um evento anual que busca promover o conhecimento científico nas escolas públicas da rede estadual de ensino. O PET Ciências - FUP, ligado à Universidade de Brasília e localizado no campus de Planaltina, participou ativamente das etapas local e regional da 12º edição do Circuito, em 2023, realizando oficinas sobre o método científico para professores da rede de ensino e colaborando na avaliação dos projetos. Ao todo, foram propostas 3 atividades, sendo elas uma tutoria para auxiliar os professores e alunos no desenvolvimento dos projetos, a seleção de avaliadores da etapa regional de Planaltina, e a exposição de experimentos de baixo custo no dia do evento. Essas atividades juntas tinham como objetivo comum enriquecer a experiência dos estudantes e participantes do grupo PET, contribuindo também de forma significativa para o sucesso do Circuito de Ciências na região de Planaltina. Nessa colaboração, os membros do PET buscaram não apenas compartilhar conhecimento, mas também oferecer apoio aos alunos e professores locais, com o intuito de fortalecer a educação científica na comunidade escolar. A parceria foi muito produtiva e enriquecedora para os membros do PET, professores, para os estudantes dos cursos de licenciatura e para regional de Planaltina, estreitando laços entre universidade, escola e regional de ensino evidenciando a relevância de iniciativas como esta.
Referências
BATISTA, Antonio Pinheiro Saad; BESSA, Eduardo; AGUIAR, Marília Alves De; ROSADO, Tatiana Barbosa. OFICINA "A COISA" SOBRE MÉTODO CIENTÍFICO NO XI CIRCUITO DE CIÊNCIAS DO DISTRITO FEDERAL.. In: Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET. Anais...Uberaba(MG) UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/enapet2023/675983-OFICINA-A-COISA-SOBRE-METODO-CIENTIFICO-NO-XI-CIRCUITO-DE-CIENCIAS-DO-DISTRITO-FEDERAL. Acesso em: 05 de mar. 2024
BRASIL. Lei no 11.180, de 23 de setembro de 1989. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial – PET, altera a Lei no 5.537, de 21 de novembro de 1968, e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11180.htm . Acesso em: 04 de mar. 2024.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Regulamento do circuito de ciências das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: Subsecretaria de Educação Básica. Brasília/DF, 2023.
VASCONCELOS, Simão Dias de; SILVA, Marli Ferreira da; LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. ABORDAGENS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SOBRE FEIRAS DE CIÊNCIAS ADOTADOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO (Vol. 10, Número1). REVISTA EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/518 . Acesso em 08 de mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Participação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.