Oficinas para alunos do ensino médio: uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão na formação inicial de professores de Química
Palavras-chave:
Formação de professores. Oficinas interdisciplinares. Extensão universitária.Resumo
Este texto descreve as atividades realizadas em Oficinas oferecidas para alunos de ensino médio de escolas públicas em Brasília, Distrito Federal, Brasil. Esta estratégia enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de formação de professores de Química (Licenciatura em Química) em atividades de regência de classe. As Oficinas, planejadas e conduzidas por alunos licenciandos, abordaram aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e ao automóvel. Os resultados observados mostraram ser esta uma estratégia de integração entre ensino de graduação e extensão universitária, eficaz na formação inicial de professores de Química.
Referências
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, v. 2, 2006.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
GAUCHE, R.; SILVA, R. R.; BAPTISTA, J. A.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S.; MACHADO, P. F. L. Formación de profesores de Química: concepciones y propuestas. Alambique, n. 51, p. 43-48, 2007.
MACIEL, L. R. Política Nacional de Extensão: perspectivas para a universidade brasileira. Revista Participação, v. 10, n. 18, p. 15-25, 2010.
SANTOS, W. L. P. et al. Química e Sociedade: uma experiência de abordagem temática para o desenvolvimento de atitudes e valores. Química Nova na Escola, n. 20, p. 11-16, 2004.
SANTOS, W. L. P.; GAUCHE, R.; SILVA, R. R. Currículo de licenciatura em Química da Universidade de Brasília. Química Nova, v. 20, n. 6, p. 675-682, 1997.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, p. 231-261, 2010.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.