Viveiros florestais como forma de educação ambiental em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal

Autores

  • Thiago Vinicius Pereira Leite
  • Rosana de Carvalho Cristo Martins Universidade de Brasília
  • Juliana Martins de Mesquita Matos Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Germinação de sementes. Produção de mudas. Participação comunitária.

Resumo

Realizar projetos de educação ambiental é um processo delicado que deve ser feito de forma participativa, clara e objetiva; levando em consideração todo o contexto em que a comunidade onde o projeto será desenvolvido está inserida. Assim sendo, este trabalho visa a utilizar a estrutura de um viveiro florestal como forma de educação ambiental para crianças do Ensino Fundamental da Escola Classe número 50, na EQNL 02/04, Setor L-Norte, em Taguatinga Norte, DF. O trabalho foi executado em duas etapas: a primeira foi a de reuniões, palestras e discussões com a comunidade da escola; e a segunda foi a execução propriamente dita do viveiro (de estrutura simples e econômica, de caráter permanente). Em seguida, foram efetuadas avaliações das atividades de educação realizadas, bem como documentação e feira cultural. A utilização da estrutura de um viveiro florestal, como forma de educação ambiental para crianças, mostrou-se eficiente e cumpriu os objetivos propostos para este trabalho.  

Biografia do Autor

  • Thiago Vinicius Pereira Leite

    Mestre em Ciências Florestais e doutorando do departamento de Engenharia Florestal da UnB. 

  • Rosana de Carvalho Cristo Martins, Universidade de Brasília

    Professora doutora em Silvicultura do Departamento de Engenharia Florestal da UnB. 

  • Juliana Martins de Mesquita Matos, Universidade de Brasília

    Mestre em Ciências Florestais e doutoranda do EFL/ UnB.

Referências

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Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

Artigos de desenvolvimento teórico

Como Citar

Viveiros florestais como forma de educação ambiental em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/24323. Acesso em: 18 jan. 2025.

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