A autoconfrontação na formação continuada sobre multimodalidade para professores de línguas
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53790Mots-clés :
formação docente continuada, Multimodalidade, autoconfrontaçãoRésumé
O objetivo deste artigo é apresentar o antes e o depois de uma formação continuada sobre multimodalidade e letramento multimodal crítico para três professores de línguas (Inglês, Espanhol e Português) de uma escola pública cearense por meio do quadro metodológico da autoconfrontação. O referencial teórico compreende principalmente a formação docente continuada (GIMENEZ, 2006; VIEIRA-ABRAHÃO, 2010; TARDIF, 2010), a multimodalidade e o letramento multimodal crítico (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; CALLOW, 2008). A metodologia utilizada foi o quadro metodológico da autoconfrontação com nuances de pesquisa-ação. Os resultados indicaram que os professores protagonistas, após a formação continuada, passaram a desenvolver práticas de letramento multimodal crítico com os livros didáticos, explorando mais as imagens por meio das dimensões afetiva, composicional e crítica do Show me framework (CALLOW, 2008) em sala de aula com discentes do Ensino Médio. Ademais, a autoconfrontação, associada a uma formação continuada, mostrou-se muito benéfica no processo de desenvolvimento profissional dos docentes.
Références
AJAYI, L. How teachers deploy multimodal textbooks to enhance English Language learning. TESOL Journal, v. 6, n. 1, p. 16-35, 2012.
AMARAL, E.; FERREIRA, M.; LEITE, R.; ANTÔNIO, S. Novas palavras. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016.
CALLOW, J. Show me: principles for assessing students visual literacy. The Reading Teacher, v. 6, n. 18, p. 616-626, 2008.
CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F.; CANI, J. B. (Org.). Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 7-14.
CLOT, Y.; FAÏTA, D. Gêneros e estilos em análise do trabalho: conceitos e métodos. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 33-60, maio-ago. 2016.
CLOT, Y.; FAÏTA, D.; FERNANDEZ, G.; SCHELLER, L. Entretiens en autoconfrontation croisée: une méthode en clinique de l’activité. Pistes, Madri, v. 2. n. 1, p. 1-7, jun. 2000.
COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía joven. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
ENS, R. T.; DONATO, S. P. Ser professor e formar professores: tensões e incertezas contemporâneas. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Org.). Ser professor: formação e os desafios na docência. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 7-14.
FRANCO, C. de P.; TAVARES, K. Way to go!: língua estrangeira moderna, inglês, ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: FREIRE, M. M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H.; BARCELOS, A. M. F. (Org.). Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 183-201.
GIMENEZ, T. Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Linguística Aplicada. In: OLIVEIRA, S. E. de; SANTOS, J. F. dos. (Org.). Mosaico de linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 79-89.
GOMES, F. W. B.; BARBOSA, I. M. F.; LIMA, R. A.; GOMES, J. P. Introdução: letramento(s). In: GOMES, F. W. B. et.al. (Org.). Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019. p. 7-26.
GOMES, J. P.; GOMES, F. W. B. Letramento visual e multimodalidade. In: GOMES, F. W. B. (Org.). Texto, imagem e letramento visual. Teresina: EDUFPI, 2019. p. 89-100.
HEMAIS, B. J. W. Práticas pedagógicas no ensino de inglês: integrando gêneros discursivos e multimodalidade. In: HEMAIS, B. J. W. (Org). Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de Inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 19-34.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1988.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Trad. Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
KLEIMAN, Â. B.; DOS SANTOS, C. B. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S. Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 183-204.
KRESS, G. Partnerships in research: multimodality and ethnography. Qualitative Research, London, p. 239-260, June 2011.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 2006.
PINHEIRO, M. S. Multimodalidade e formação docente: (re)construindo saberes e práticas na escola pública. 2020. 595f. Tese (Doutorado Acadêmico em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.
PINHEIRO, M. S. Investigando o letramento multimodal crítico de alunos de espanhol do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2016. 316f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
PRETI, D. Apresentação. In: PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. 4. ed. São Paulo: Humanitas Publicações FFL CH/USP, 1999. p. 7-12.
SANDRÉ, M. Analyser les discours oraux: approche pluridisciplinaire. Paris: Armand Colin, 2013.
SILVA, S. P. Letramento digital e formação de professores na era da Web 2.0: o que, como e por que ensinar? Hipertextus revista Digital, n. 8, jun. 2012. Disponível em: http://arquivohipertextus.epizy.com/volume8/01-Hipertextus-Vol8-Solimar-Patriota-Silva.pdf?i=1. Acesso em: 30 jan. 2019.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
VAN LEEUWEN, T. Multimodality. In: SIMPSON, J. The Routledge Handbook of Applied Linguistics. London/New York: Routledge, 2011. p. 668-682.
VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A formação de professores de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, K. A. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 1-12.
VIEIRA, M.; FAÏTA, D. Quando os outros olham outros de si mesmo: reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, Cuiabá, EdUFMT, n. 7, p. 27-65, 2003.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.