Potencial e implicações de um grupo de revisão por pares de gêneros acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53424

Palavras-chave:

Revisão por pares, Letramentos acadêmicos, Avaliação para a aprendizagem, Feedback

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar um Grupo de Revisão por Pares de Gêneros Acadêmicos (GRP) promovido pelas autoras; mais especificamente, o potencial reportado das ações realizadas para a promoção de letramentos acadêmicos e as implicações reportadas dessa promoção. O GRP foi ofertado na modalidade online no 2º semestre de 2022 como parte das ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA) da Universidade Estadual de Londrina. Por escolha das participantes, o gênero em foco foi o artigo científico. As participantes compartilharam textos em processo de escrita para a revisão dos pares, por meio de fornecimento de feedback escrito e oral, mediado por fichas de avaliação e listas de verificação. Os dados incluíram respostas das participantes a questionários realizados durante o grupo (de necessidades, avaliação e autoavaliação) e a gravação transcrita do último encontro. Como procedimentos analíticos, utilizamos a codificação provisória, que nos permite analisar os dados a partir de categorias advindas da teoria, a saber: letramentos acadêmicos, revisão por pares e avaliação para a aprendizagem. Nossas análises nos possibilitaram compreender que as participantes desenvolveram, em algum grau, seus letramentos acadêmicos e habilidades em fornecimento e recebimento de feedback, contribuindo para atingir seus objetivos ao participarem do grupo, assim como o objetivo geral do próprio GRP.  

Biografia do Autor

  • Paula Kracker Francescon, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019/2014), graduada em Letras - Português / Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atualmente, é professora colaboradora no Departamento de Letras Estrangerias Modernas da Universidade Estadual de Londrina. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (UEL/CNPq), Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, na área de Língua Inglesa. Tem interesse e experiência em pesquisas na área da Linguística Aplicada, com foco nos temas de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, gêneros textuais e letramentos.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Como Citar

Potencial e implicações de um grupo de revisão por pares de gêneros acadêmicos . (2024). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT13. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53424

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