Potencial e implicações de um grupo de revisão por pares de gêneros acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53424Palavras-chave:
Revisão por pares, Letramentos acadêmicos, Avaliação para a aprendizagem, FeedbackResumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar um Grupo de Revisão por Pares de Gêneros Acadêmicos (GRP) promovido pelas autoras; mais especificamente, o potencial reportado das ações realizadas para a promoção de letramentos acadêmicos e as implicações reportadas dessa promoção. O GRP foi ofertado na modalidade online no 2º semestre de 2022 como parte das ações do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA) da Universidade Estadual de Londrina. Por escolha das participantes, o gênero em foco foi o artigo científico. As participantes compartilharam textos em processo de escrita para a revisão dos pares, por meio de fornecimento de feedback escrito e oral, mediado por fichas de avaliação e listas de verificação. Os dados incluíram respostas das participantes a questionários realizados durante o grupo (de necessidades, avaliação e autoavaliação) e a gravação transcrita do último encontro. Como procedimentos analíticos, utilizamos a codificação provisória, que nos permite analisar os dados a partir de categorias advindas da teoria, a saber: letramentos acadêmicos, revisão por pares e avaliação para a aprendizagem. Nossas análises nos possibilitaram compreender que as participantes desenvolveram, em algum grau, seus letramentos acadêmicos e habilidades em fornecimento e recebimento de feedback, contribuindo para atingir seus objetivos ao participarem do grupo, assim como o objetivo geral do próprio GRP.
Referências
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Londres: Blackwell, 1994.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacy: reading and writing in one community. London and New York: Routledge, 1998.
BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: principles, policy & practice, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 7–74, 1998.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Plataforma Brasil (PlatBr). Versão 2.21. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf>.
BROOKHART, S. M. Feedback that fits. In: SCHERER, M. (ed.). Engaging the whole child: Reflections on best practices in learning, teaching, and leadership. Alexandria, USA: ASDC, 2008. p. 54-59.
CARLESS, D. Learning-oriented assessment: Conceptual bases and practical implications. Innovations in Education and Teaching International, Londres, v. 44, n. 1, p. 57–66, 2007.
CARLESS, D.; BOUD, D. The development of student feedback literacy: enabling uptake of feedback. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 8, p. 1315-1325, 2018.
CARLESS, D.; WINSTONE, N. Teacher feedback literacy and its interplay with student feedback literacy. Teaching in Higher Education, v. 28, n. 1, p. 150-163, 2020.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. London, UK: Routledge, 2018.
EGIDO, A. A.; REIS, S. Ética em pesquisas sobre leitura crítica e letramento crítico. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [s.l.], v. 2, n. 3, p. 75–88, 2015.
FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, 2ª parte, p. 357-369. 2011.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2ed. London/ Philadelphia: The Farmer Press, 1996.
HAMP-LYONS, L.; GREEN, A. Applying a concept model of learning-oriented language assessment to a large-scale speaking test. Report submitted to Cambridge Assessment (January). 2014. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/tccrisls/the-tccrisls-program/15Paper_Green_HampLyons.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, n. 23 v. 2, p. 157-172, 1998.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Writing as academic literacies: Understanding textual practices in higher education. In: CANDLIN, C. N.; HYLAND, K. (ed.). Writing: Texts, processes and practices. London: Longman, 1999. p. 62-81.
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de "letramentos acadêmicos": teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p.477-493, jul./dez. 2014.
LIU, N.; CARLESS, D. Peer feedback: the learning element of peer assessment. Teaching in Higher education, v. 11, n. 3, p. 279-290, 2006.
SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. London/Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2009.
SCHREIER, M. Qualitative Content Analysis in Practice. Thousand Oaks, California: SAGE, 2012.
SEIDE, M. S.; DURÃO, A. B. B. A correção de textos escolares na formação docente inicial. In: SELLA A. F.; RODRIQUEZ, R. J.; COSTA-HÜBES, T. da C. (org). Contextos escolares de fronteira: resultados de pesquisas interinstitucionais. Cascavel/Londrina: Edunioeste/UEL, 2016. p. 93-120.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.
TEACHMAN, G.; LÉVESQUE, M. C.; KEBOA, M. T.; DANISH, B. A.; MASTORAKIS, K.; NORONHA, C.; SANTOS, R. P. dos; SINGH, H. K.; MACDONALD, M. E. Group peer review: Reflections on a model for teaching and learning qualitative inquiry. International Review of Qualitative Research, v. 11, n. 4, p. 452-466, 2018.
ZOCARATTO, B. L.; QUEVEDO-CAMARGO, G. Feedback on-line na formação inicial de professores de línguas: estado da arte. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.