Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53708

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Programa Ler para Aprender, Caderno didático

Resumo

A escrita acadêmica é considerada, muitas vezes, um desafio para os acadêmicos de diversos cursos. A fim de auxiliar o docente a conduzir esse processo de produção textual, foi elaborada a obra Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros (2023) com fundamento no Programa Ler para Aprender (LPA), vinculado à Escola de Sydney, o qual apresenta diferentes níveis de suporte para a leitura e a escrita. Nesse sentido, trata-se de um e-book composto por cinco unidades, as quais apresentam diferentes gêneros textuais (artigo de opinião, resumo de trabalhos acadêmicos, resenha crítico-informativa, artigo acadêmico e projeto de pesquisa) importantes na esfera acadêmica.  

Biografia do Autor

  • Caroline Teixeira Bordim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria e licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade. São temáticas de interesse: produção de material didático em Língua Portuguesa; formação de professores; Prática de Análise Linguística e Pedagogia com Base em Gêneros da Escola de Sydney.

  • Júlia Folle Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda em estudos da linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa - pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF), coordenado pela Prof. Dr. Lucia Rottava.

Referências

CORÁ, M. A. J.; DEMAJOROVIC, J. Resenha crítica – administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 545-550, maio-ago. 2019.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Routledge, 1985a.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985b. [3. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2004; 4. ed. rev. by C. M. I. M. Matthiessen, 2014].

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 3nd ed. London: Arnold, a member of the Hodder Headline Group, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 4nd ed. London: Arnold. 2014.

MAFESSONI, M, A.; NONEMACHER, N. Apresentação. In: ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. p. 6.

MARTIN, S. Análise da plataforma “YouTube” como fonte de informações sobre odontologia hospitalar e odontologia para pacientes oncológicos. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2nd ed. London: Continuum, 2007.

MARTIN, J. R; ROSE, D. Genre relations: Mapping culture. Sheffield, UK: Equinox, 2008.

ROSE, D. Reading to Learn – preparing for reading and writing. Australia, 2017a. v. 1.

ROSE, D. Reading to Learn – selecting and analyzing texts. Australia, 2017b. v. 2.

ROSE, D. Reading to Learn – assessing writing. Australia, 2017c. v. 3.

ROSE, D. Reading to Learn – detailed reading and rewriting. Australia, 2017d. v. 4.

ROSE, D. Reading to Learn – patterns in text. Australia, 2017e. v. 8.

ROSE, D. Building a pedagogic metalanguage I: curriculum genres. In: MARTIN, J. R.; MATON, K.; DORAN, Y. J. (Ed.). Accessing academic discourse: Systemic Functional Linguistics and Legitimation Code Theory. London; New York: Routledge, 2020. p. 236-267.

ROSE, D; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sidney School. Sheffield, UK; Bristol, VA: Equinox Publishing Ltd., 2012.

ROTTAVA, L. et al. Caderno didático: leitura e escrita na graduação – Pedagogia com Base em Gêneros. Porto Alegre: Zouk, 2023. 316 p.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Resenha de Caderno didático: leitura e escrita na graduação – pedagogia com base em gêneros. (2024). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT16. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53708

Artigos Semelhantes

1-10 de 130

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.