A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54818

Palavras-chave:

Interculturalidade, Competência Comunicativa Intercultural, Português como Língua de Acolhimento, PLAc

Resumo

 

Neste artigo, discutimos a correlação entre as características do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e a educação intercultural, com foco nas necessidades específicas dos migrantes. O objetivo é destacar a importância do interculturalismo como uma abordagem que promove e reconhece a cultura como elemento essencial ao ensino, bem como a adoção dos parâmetros da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) pelo PLAc. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de PLAc e interculturalidade no Brasil. Fundamentamos nossa discussão nas competências interculturais definidas por Byram, Gribkova e Starkey (2002), Candau (2014) e Mendes (2018), estabelecendo uma conexão com as características e necessidades específicas do PLAc, conforme discutido por Grosso (2010), Anunciação, Camargo e Lopez (2021) e Fiorelli (2022). Concluímos ressaltando a importância fundamental da presença cultural no ensino de PLAc, visando à inclusão do migrante na sociedade por meio de uma perspectiva cultural promovida pelo professor. A partir dessas considerações, sugerimos a implementação de competências interculturais no ensino de PLAc, conscientes da capacidade de influenciar positivamente a educação brasileira, capacitando os alunos não apenas linguisticamente, como tambémocialmente, preparando-os para serem cidadãos globalmente conscientes e críticos.

 

Biografia do Autor

  • Zilanezia Rocha Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Mestranda em Linguística Aplicada, pelo programa de Linguagens e Representações (PPGL/UESC, 2023-2025). Professora voluntária de Português como Língua de Acolhimento na instituição Círculos de Hospitalidade. Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, 2010-2013), onde desenvolveu pesquisas no Grupo de Pesquisa Estudos de Folkcomunicação.

  • Lenilza Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), com especialização em Língua Portuguesa pela PUC/Minas (1996) e pós-graduação em Estudo de Linguagens - pela UNEB (2009), é professora Assistente da UESC e doutora pela UFBA em Língua e Cultura, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. Tem experiência em Letras, focando em Ensino de Língua Portuguesa, Formação de Professores, Metodologia de Ensino, Sociolinguística e Linguística Aplicada, com ênfase em interculturalidade.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Educação Intercultural e o Português como Língua de Acolhimento: proposta para o contexto brasileiro. (2024). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG8. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.54818

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