Voz Infantilizada na Palhaçaria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56120

Palavras-chave:

Voz Infantilizada, Circo, Palhaço, Artes Cênicas, Infantilização

Resumo

O artigo discute sobre a voz em performance palhacesca quanto às suas características de emissão e qualidade do som vocal vinculadas a alguns aspectos sociais, históricos, culturais, estéticos e individuais (psicológicos) da noção de infantilizado e de voz infantilizada. Busca-se compreender a correlação entre os termos: voz, infantil, infantilizado, infância, criança e palhaço, com foco na análise conceitual e etimológica destes, para caracterizar possíveis conjecturas da ‘voz infantilizada na palhaçaria’. A metodologia se baseia em revisão bibliográfica com referências da Fonoaudiologia sobre a voz infantilizada, das Artes Cênicas sobre a palhaçaria e da Psicologia sobre os processos de infantilização. O estudo do tipo de voz infantilizada, delimitado na arte de palhaço, apontou como resultado da pesquisa, a escassez de referencial bibliográfico e de discussão específica sobre o tema, assim como, relações entre o entendimento da voz infantilizada como não correspondente à idade do falante e opções estéticas de sua utilização na palhaçaria.

Biografia do Autor

  • Guilherme Bruno de Lima, Universidade do Distrito Federal - UnDF, Brasília/DF, Brasil

    Ator, palhaço e professor, possui graduação em Teatro (Licenciatura) pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE (2016) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - PPGCEN/UnB (2018). É, também, doutorando pelo PPGCEN/UnB. Tem experiências de formação e criação com artistas/grupos do Brasil (CE, DF e SP, principalmente) e de outros países (Argentina, França, Itália, México e Estados Unidos). Trabalhou como professor na educação básica, em Escolas Parque/SEEDF e no ensino médio/IFG, de 2018 a 2021. Foi tutor à distância no curso de Licenciatura em Teatro da UAB/UnB, de 2021 a 2024. Em 2023, foi professor substituto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), no Centro de Educação (CE) da UFRN. Atualmente, é professor efetivo da Universidade do Distrito Federal - UnDF. Seu interesse de prática artística e pesquisa tem como foco o circo, o palhaço, a comicidade e as sonoridades da cena (ênfase na voz). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e da Federação de Arte/educadores do Brasil (FAEB).

  • César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor-Chefe do Periódico Voz e Cena. Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Membro da Rede Voz e Cena (desde 2011). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Referências

AIRÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: D. Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BEHLAU, Mara Suzana; ZIEMER, Roberto. Psicodinâmica vocal. In: FERREIRA, Léslie Piccolotto (Org.). Trabalhando a voz: vários enfoques em Fonoaudiologia. São Paulo: Summus, 1988. pp. 71-88.

BOLOGNESI, Mario. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

BRACCIALLI, Felipe; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros. Pro-Posições. Campinas, SP, v. 35, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/RVY4mj7QMt9mBgBGSKF6VDM/. Acesso em: 01 nov. 2024.

BRAGA, Júnia Novaes; OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de; SAMPAIO, Tania Maria Marinho. Frequência fundamental da voz de crianças. Rev. CEFAC, 11 (1), Mar. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/N3WfFFcGyQBDW3nBzn7g7WP/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2024.

CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem - palhaços no Brasil e no mundo. Editora Família Bastos, 2005.

CASTRO, Lili. Palhaços: performance, multiplicidade e hibridismo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

COLAVITTO. Estado de infância: a poesis na arte da palhaçaria. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021. Disponível em: http://old.ppe.uem.br/teses/2019/2019%20-%20Marcelo%20Colavitto.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

COOPER, Robin Panneton; ASLIN, Richard N. Preference for infant-directed speech in the first month after birth. Child Dev, 1990, Oct, v. 61, N. 5, p. 1584-95. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2245748/. Acesso em: 10 set. 2024.

FERGUSON, Charles A. Baby Talk in Six Languages. American Anthropologist. Vol. 66, No. 6, Part 2: The Ethnography of Communication (Dec., 1964), pp. 103-114 (12 pages). Disponível em: https://www.academia.edu/9254463/Baby_talk_in_six_languages_Charles_A_Ferguson. Acesso em: 10 set. 2024.

GALLO, Fabio Dal. A apocalipse dos palhaços e os palhaços assustadores. Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 124-132, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648646/16329. Acesso em: 10 out. 2024.

INFANTIL. Dicionário do Aurélio. 2024. (site). Disponível em: https://www.dicio.com.br/infantil/. Acesso em: 10 dez. 2023.

INFANTILIZADO. Dicionário do Aurélio. 2024. (site). Disponível em: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=infantilizado. Acesso em: 11 dez. 2023.

LAY-LISBOA, Siu; SERRANO, Manuel Montañés. De la participación adultocéntrica a la disidente: La otra participación infantil. Psicoperspectivas, vol. 17, n. 2. Disponível em: https://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/1176. Acesso em: 2 dez. 2022.

LEITE, Grazielle Capatto; FERREIRA, Léslie Piccolotto; FRIEDMAN, Silvia; OLIVEIRA, Iara Bittante de. Termos utilizados na clínica fonoaudiológica da voz: a questão dos paradigmas. Distúrb Comun, 20(1): pp. 129-135., abril, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/6741/4876. Acesso em: 10 ago. 2022.

LIGNELLI, César. Sons e(m) cena - parâmetros do som. Brasília: Editora Dulcina, 2014.

REDDY, Vasudevi. Infant clowns: The interpersonal creation of humour in infancy. Enfance 2001/3. Éditeur: Presses Universitaires de France, vol. (Vol. 53), p. 247 256. Disponível em : https://shs.cairn.info/revue-enfance1-2001-3-page-247?lang=fr.

RODRIGUES, André Luiz Rodrigues. Transgressão e docilidade na máscara do palhaço. Anais [...]. ABRACE, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.iar.unicamp.br/publionline/abrace/hosting.iar.unicamp.br/publionline/index.php/abrace/article/download/2468/2468-Texto%20do%20artigo-7226-1-10-20180904.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

SAITO, Y.; AOYAMA, S.; KONDO, T.; FUKUMOTO, R.; KONISHI, N.; NAKAMURA, K.; KOBAYASHI, M.; TOSHIMA, T. Frontal cerebral blood flow change associated with infant-directed speech. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2007 Mar;92(2): F113-6. Epub 2006 Aug 11. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC2675452/. Acesso em: 3 dez. 2024.

SCALARI, Rodrigo Cardoso. A criança como modelo na pedagogia do Clown: em Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Philippe Gaulier. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23138. Acesso em: 20 set. 2024.

SCHNACK, Cristiane. Baby talk: uma fala de adulto direcionada à criança. Que criança? Que adulto? Calidoscópio, vol. 5, núm. 2, mayo-agosto, 2007, pp. 115-124. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5715/571561905007.pdf. Acesso em: 06 set. 2022.

SOUZA, Alda. Reprises Circenses: O repertório dos palhaços e a consolidação da técnica e da profissão através da oralidade. São Paulo: UNESP, 2021. Tese (Doutorado em Artes). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/641b871a-d724-46be-b02e-ae819cfbe045. Acesso em: 10 jul. 2023.

SOUZA, Jovelina Maria Ramos de. As origens da noção de poiésis. Hypnos, ano 13, nº 19, p. 85-96. Disponível em: https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/450/510. Acesso em: 15 out. 2024.

SPAZZAPAN, Evelyn Alves; MARINO, Viviane Cristina de Castro; CARDOSO, Vanessa Moraes; BERTI, Larissa Cristina; FABBRON, Eliana Maria Gradim. Características acústicas da voz em diferentes ciclos da vida: revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, 21 (3): 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/s8ZVDwWcsMpcW4VhkYtC7bx/. Acesso em: 10 jun. 2022.

THE causes and symptoms of infantilization. (Site). BetterHelp, online, 16 out. 2024. Disponível em: https://www.betterhelp.com/advice/general/the-causes-and-symptoms-of-infantilization.

TYSON, Philip John; DAVIES, Shakiela K.; SCOREY, Sophie; GREVILLE, William James. Fear of clowns: An investigation into the aetiology of coulrophobia. Front. Psychol, Australia, 2023. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1109466/full. Acesso em: 28 jun. 2024.

VLADIMIR N. Panferov; SVETLANA A. Bezgodova; ANASTASIA V. Miklyaeva. Infantilization of adolescents in the digital environment. 2021. Web of Conferences, Rússia, 258, 07033 (2021). Disponível em: https://www.e3s-conferences.org/articles/e3sconf/pdf/2021/34/e3sconf_uesf2021_07033.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.

WUO, Ana Elvira. Clown: “desforma”, rito de iniciação e passagem. Campinas: UNICAMP, 2016. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/979873. Acesso em: 5 nov. 2024.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Como Citar