La Voz Infantilizada en el Arte del Payaso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56120

Palabras clave:

Voz Infantilizada, Circo, Payaso, Artes Escénicas, Infantilización

Resumen

El artículo discute sobre la voz en performance de expresión oral en cuanto a sus características de emisión y calidad del sonido vocal vinculadas a algunos aspectos sociales, históricos, culturales, estéticos e individuales (psicológicos) de la noción de infantilizado y de voz infantilizada. Se busca comprender la correlación entre los términos: voz, infantil, infantilizado, infancia, niño y payaso, con un enfoque en el análisis conceptual y etimológico de estos, para caracterizar posibles conjeturas de la ‘voz infantilizada en la payasería’. La metodología se basa en una revisión bibliográfica con referencias de la Fonoaudiología sobre la voz infantilizada, de las Artes Escénicas sobre la payasería y de la Psicología sobre los procesos de infantilización. El estudio del tipo de voz infantilizada, delimitado en el arte del payaso, señaló como resultado de la investigación, la escasez de referencias bibliográficas y de discusión específica sobre el tema, así como, relaciones entre la comprensión de la voz infantilizada como no correspondiente a la edad del hablante y opciones estéticas de su uso en la payasería.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Bruno de Lima, Universidade do Distrito Federal - UnDF, Brasília/DF, Brasil

    Ator, palhaço e professor, possui graduação em Teatro (Licenciatura) pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE (2016) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - PPGCEN/UnB (2018). É, também, doutorando pelo PPGCEN/UnB. Tem experiências de formação e criação com artistas/grupos do Brasil (CE, DF e SP, principalmente) e de outros países (Argentina, França, Itália, México e Estados Unidos). Trabalhou como professor na educação básica, em Escolas Parque/SEEDF e no ensino médio/IFG, de 2018 a 2021. Foi tutor à distância no curso de Licenciatura em Teatro da UAB/UnB, de 2021 a 2024. Em 2023, foi professor substituto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), no Centro de Educação (CE) da UFRN. Atualmente, é professor efetivo da Universidade do Distrito Federal - UnDF. Seu interesse de prática artística e pesquisa tem como foco o circo, o palhaço, a comicidade e as sonoridades da cena (ênfase na voz). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e da Federação de Arte/educadores do Brasil (FAEB).

  • César Lignelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

    Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro (EAD/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003). Editor-Chefe do Periódico Voz e Cena. Membro do Conselho Editorial da Editora Universidade de Brasília. Membro da VASTA Voice and Speech Trainers Association (desde 2016). Membro da Rede Voz e Cena (desde 2011). Autor do livro Sons e(m) Cenas (2014 e 2019 - segunda edição), coorganizador do livro Práticas, Poéticas e Devaneios Vocais (2019) e de inúmeros artigos publicados em periódicos qualificados. Pesquisa e orienta temas que envolvam sonoridades, estéticas e pedagogias. Palavra falada e cantada. Glossolalias. Vocalidades e educação. Vocalidades e movimento. Vocalidades e tecnologias. Vocalidades e cultura. Sonoplastia. Música de cena. Música cênica. Desenvolve com recorrência produções estéticas em parcerias com os grupos de teatro Desvio, Sutil Ato, alaOca, Teatro do Concreto e Trupe dos Argonautas. Desde 2017, junto ao Grupo Desvio, circula com o DeBanda pelo Brasil, Singapura, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Perú.

Referencias

AIRÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: D. Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BEHLAU, Mara Suzana; ZIEMER, Roberto. Psicodinâmica vocal. In: FERREIRA, Léslie Piccolotto (Org.). Trabalhando a voz: vários enfoques em Fonoaudiologia. São Paulo: Summus, 1988. pp. 71-88.

BOLOGNESI, Mario. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

BRACCIALLI, Felipe; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros. Pro-Posições. Campinas, SP, v. 35, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/RVY4mj7QMt9mBgBGSKF6VDM/. Acesso em: 01 nov. 2024.

BRAGA, Júnia Novaes; OLIVEIRA, Domingos Sávio Ferreira de; SAMPAIO, Tania Maria Marinho. Frequência fundamental da voz de crianças. Rev. CEFAC, 11 (1), Mar. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/N3WfFFcGyQBDW3nBzn7g7WP/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2024.

CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem - palhaços no Brasil e no mundo. Editora Família Bastos, 2005.

CASTRO, Lili. Palhaços: performance, multiplicidade e hibridismo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

COLAVITTO. Estado de infância: a poesis na arte da palhaçaria. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021. Disponível em: http://old.ppe.uem.br/teses/2019/2019%20-%20Marcelo%20Colavitto.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

COOPER, Robin Panneton; ASLIN, Richard N. Preference for infant-directed speech in the first month after birth. Child Dev, 1990, Oct, v. 61, N. 5, p. 1584-95. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2245748/. Acesso em: 10 set. 2024.

FERGUSON, Charles A. Baby Talk in Six Languages. American Anthropologist. Vol. 66, No. 6, Part 2: The Ethnography of Communication (Dec., 1964), pp. 103-114 (12 pages). Disponível em: https://www.academia.edu/9254463/Baby_talk_in_six_languages_Charles_A_Ferguson. Acesso em: 10 set. 2024.

GALLO, Fabio Dal. A apocalipse dos palhaços e os palhaços assustadores. Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 124-132, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648646/16329. Acesso em: 10 out. 2024.

INFANTIL. Dicionário do Aurélio. 2024. (site). Disponível em: https://www.dicio.com.br/infantil/. Acesso em: 10 dez. 2023.

INFANTILIZADO. Dicionário do Aurélio. 2024. (site). Disponível em: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=infantilizado. Acesso em: 11 dez. 2023.

LAY-LISBOA, Siu; SERRANO, Manuel Montañés. De la participación adultocéntrica a la disidente: La otra participación infantil. Psicoperspectivas, vol. 17, n. 2. Disponível em: https://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/1176. Acesso em: 2 dez. 2022.

LEITE, Grazielle Capatto; FERREIRA, Léslie Piccolotto; FRIEDMAN, Silvia; OLIVEIRA, Iara Bittante de. Termos utilizados na clínica fonoaudiológica da voz: a questão dos paradigmas. Distúrb Comun, 20(1): pp. 129-135., abril, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/6741/4876. Acesso em: 10 ago. 2022.

LIGNELLI, César. Sons e(m) cena - parâmetros do som. Brasília: Editora Dulcina, 2014.

REDDY, Vasudevi. Infant clowns: The interpersonal creation of humour in infancy. Enfance 2001/3. Éditeur: Presses Universitaires de France, vol. (Vol. 53), p. 247 256. Disponível em : https://shs.cairn.info/revue-enfance1-2001-3-page-247?lang=fr.

RODRIGUES, André Luiz Rodrigues. Transgressão e docilidade na máscara do palhaço. Anais [...]. ABRACE, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.iar.unicamp.br/publionline/abrace/hosting.iar.unicamp.br/publionline/index.php/abrace/article/download/2468/2468-Texto%20do%20artigo-7226-1-10-20180904.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

SAITO, Y.; AOYAMA, S.; KONDO, T.; FUKUMOTO, R.; KONISHI, N.; NAKAMURA, K.; KOBAYASHI, M.; TOSHIMA, T. Frontal cerebral blood flow change associated with infant-directed speech. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2007 Mar;92(2): F113-6. Epub 2006 Aug 11. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC2675452/. Acesso em: 3 dez. 2024.

SCALARI, Rodrigo Cardoso. A criança como modelo na pedagogia do Clown: em Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Philippe Gaulier. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23138. Acesso em: 20 set. 2024.

SCHNACK, Cristiane. Baby talk: uma fala de adulto direcionada à criança. Que criança? Que adulto? Calidoscópio, vol. 5, núm. 2, mayo-agosto, 2007, pp. 115-124. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5715/571561905007.pdf. Acesso em: 06 set. 2022.

SOUZA, Alda. Reprises Circenses: O repertório dos palhaços e a consolidação da técnica e da profissão através da oralidade. São Paulo: UNESP, 2021. Tese (Doutorado em Artes). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/641b871a-d724-46be-b02e-ae819cfbe045. Acesso em: 10 jul. 2023.

SOUZA, Jovelina Maria Ramos de. As origens da noção de poiésis. Hypnos, ano 13, nº 19, p. 85-96. Disponível em: https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/450/510. Acesso em: 15 out. 2024.

SPAZZAPAN, Evelyn Alves; MARINO, Viviane Cristina de Castro; CARDOSO, Vanessa Moraes; BERTI, Larissa Cristina; FABBRON, Eliana Maria Gradim. Características acústicas da voz em diferentes ciclos da vida: revisão integrativa da literatura. Revista CEFAC, 21 (3): 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/s8ZVDwWcsMpcW4VhkYtC7bx/. Acesso em: 10 jun. 2022.

THE causes and symptoms of infantilization. (Site). BetterHelp, online, 16 out. 2024. Disponível em: https://www.betterhelp.com/advice/general/the-causes-and-symptoms-of-infantilization.

TYSON, Philip John; DAVIES, Shakiela K.; SCOREY, Sophie; GREVILLE, William James. Fear of clowns: An investigation into the aetiology of coulrophobia. Front. Psychol, Australia, 2023. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1109466/full. Acesso em: 28 jun. 2024.

VLADIMIR N. Panferov; SVETLANA A. Bezgodova; ANASTASIA V. Miklyaeva. Infantilization of adolescents in the digital environment. 2021. Web of Conferences, Rússia, 258, 07033 (2021). Disponível em: https://www.e3s-conferences.org/articles/e3sconf/pdf/2021/34/e3sconf_uesf2021_07033.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.

WUO, Ana Elvira. Clown: “desforma”, rito de iniciação e passagem. Campinas: UNICAMP, 2016. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/979873. Acesso em: 5 nov. 2024.

Publicado

2024-12-30

Número

Sección

Dossier Temático - Artículos

Categorías

Cómo citar

Artículos similares

1-10 de 44

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.