ANÁLISES DE EXPRESSÕES ESCRITAS DE APRENDENTES FRANCÓFONOS EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)
Palabras clave:
Ensino/aprendizagem, Expressão escrita, Aprendentes francófonos falantes ou não de espanhol, PLE.Resumen
No ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, a expressão escrita faz parte das competências a adquirir no campo das tarefas comunicativas que ultrapassa o domínio das competências lingüísticas. Constatamos que as produções finais feita em PLE apresentam muita influência da língua materna dos aprendentes, mas também de outras línguas aprendidas, sobretudo a do espanhol. A tomada de consciência do desenvolvimento da expressão escrita seria um caminho para a obtenção de um bom resultado desta tarefa.Referencias
CUNHA, Maria Jandira Cavalcanti, O Português para Falantes de Outras Línguas: Redefinindo Tipos e Conceitos, In ALMEIDA FILHO & CUNHA, Projetos iniciais em Português para Falantes de Outras Línguas, Pontes Editora, UnB, 2007.
QECRL - Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, 2001.
ROSEN, E., Les tâches dans l”Ÿenseignement du FLE : rapport à la réalité et dimension didactique, in Le français dans le monde, janvier, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).