ANÁLISES DE EXPRESSÕES ESCRITAS DE APRENDENTES FRANCÓFONOS EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

Autores

  • Rosiane Xypas

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, Expressão escrita, Aprendentes francófonos falantes ou não de espanhol, PLE.

Resumo

No ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, a expressão escrita faz parte das competências a adquirir no campo das tarefas comunicativas que ultrapassa o domínio das competências lingüísticas. Constatamos que as produções finais feita em PLE apresentam muita influência da língua materna dos aprendentes, mas também de outras línguas aprendidas, sobretudo a do espanhol. A tomada de consciência do desenvolvimento da expressão escrita seria um caminho para a obtenção de um bom resultado desta tarefa.

Referências

OLINDA, Evangelista, Leitura crítica, escrita criativa, In BIANCHETTI, Lucídio, Org. Trama e Texto, Vol I ”“ Plexus, 1996.
CUNHA, Maria Jandira Cavalcanti, O Português para Falantes de Outras Línguas: Redefinindo Tipos e Conceitos, In ALMEIDA FILHO & CUNHA, Projetos iniciais em Português para Falantes de Outras Línguas, Pontes Editora, UnB, 2007.
QECRL - Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, 2001.
ROSEN, E., Les tâches dans l”Ÿenseignement du FLE : rapport à la réalité et dimension didactique, in Le français dans le monde, janvier, 2009.

Downloads

Publicado

03-10-2015

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

ANÁLISES DE EXPRESSÕES ESCRITAS DE APRENDENTES FRANCÓFONOS EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE). Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 15, 2015. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rd/article/view/9410. Acesso em: 22 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 148

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.