Atividades extensionistas de conscientização ambiental e uso racional de energia: Projeto Catavento
Palavras-chave:
energias renovaveis, DF, projeto Catavento, atividades de extensaoResumo
RESUMO: O aquecimento global e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) têm sido um tema central de debate na agenda internacional das nações. O setor energético é um dos que mais emitem esses gases, daí a importância de se repensar e discutir as formas de uso e consumo dos insumos energéticos dentro dessa nova realidade. O Projeto Catavento é uma iniciativa extensionista da Universidade de Brasília, Faculdade do Gama-FGA, coordenada pela Profa. Paula Meyer, envolvendo alunos do curso de graduação em Engenharia de Energia e alunos do ensino médio da escola CEM 404 de Santa Maria-DF. Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas das atividades extensionistas desenvolvidas no projeto Catavento no que tange a conscientização acerca do consumo e da produção sustentável de energia na atualidade. A apresentação das atividades e dinâmicas utilizadas pelo Projeto Catavento e seus resultados é salutar em um momento em que a transição energética e aquecimento global estão no centro da discussão atual na agenda internacional. O artigo apresenta essas atividades extensionistas desenvolvidas em conjunto com os alunos da escola CEM de Santa Maria -DF.O Projeto Catavento fará 10 anos em 2025 tendo acumulado experiências didáticas e desafios com o intuito de disseminar e conscientizar a comunidade acerca da importância em preservar tais recursos para que possamos garantir a sobrevivência e o futuro das demais gerações.
Referências
ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Infografico. Disponível em: https:// https://www.absolar.org.br/portal-servicos/ Acesso em 10 de fevereiro de 2024.
EPE, 2022. Balanço Energético Nacional, BEN. Disponível em: http://www.epe.gov.br/en/publications/publications/brazilian-energy-balance and http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-ben. Acesso em 10 de setembro de 2023.
IEA World Energy Balances and Renewables Information, Implementation of bioenergy in Brazil – 2021 update. Disponível em: https://www.ieabioenergy.com/wp-content/uploads/2021/11/CountryReport2021_Brazil_final.pdf. Acesso em 18 de julho de 2023.
IRENA, World Energy Transitions Outlook 2023: 1.5°C Pathway, Volume 1, International Renewable Energy Agency, Abu Dhabi, 2023.Disponível em: https:// www.irena.org/publications For further information or to provide feedback: publications@irena.org. Acesso em 10 de fevereiro de 2024.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED Coordenação-Geral do Clima – CGCL, Acordo de Paris, 2023.Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/acordo-de-paris-e-ndc/arquivos/pdf/acordo_paris.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
Ministério da Educação e Cultura. Normativas, 2023. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
NovaCana. Em meio a emissões a preços em alta, RenovaBio atinge 36,05 milhões CBios em 2022. Available at: https://www.novacana.com/noticias/emissoes-preco-alta-renovabio-atinge-36-05-milhoes-cbios-2022-011122. Acesso em 10 de setembro de 2022.
PDE 2031 - Plano Decenal de Energia 2031 Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia-2031. Acesso em 3 de setembro de 2023.
SIMAS, M; PACCA, S. Energia eólica, geração de empregos e desenvolvimento sustentável. Estudos avançados, v. 27, p. 99-116, 2013. Disponível em: www.revistas.usp.br/eav/article/view/53955. Acesso em 10 de setembro de 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASILIA, Plano de Desenvolvimento Institucional (2023-2028)recurso eletrônico. Dis-ponível em: https:/planejamento.unb.br/images/Central_de_Conte%C3%BAdados/PDI_UnB_2023_2028.pdf>. Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Participação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.