A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio

Autores/as

  • José de Sousa Silva GDF
  • José Carlos Almeida Filho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

Palabras clave:

Segunda língua;, L2;, Insumo;, Filtro sócio-afetivo;, Abordagem;, LIBRAS;, Análise de abordagem

Resumen

Neste artigo buscamos analisar a abordagem de ensinar Língua Portuguesa em modalidade escrita numa classe inclusiva composta de alunos com surdez profunda e alunos ouvintes a partir da filmagem de uma aula de produção de texto com o intuito de interpretar evidências de adequação do insumo oferecido e co-construído em sala e de permeabilidade do filtro sócio-afetivo. Registrou-se uma abordagem formal textualistapouco voltada para a verdadeira inserção do surdo na escola regular dos ouvintes.

Biografía del autor/a

  • José de Sousa Silva, GDF

    Mestre pela Universidade de Brasília, Intérprete de Libras GDF

  • José Carlos Almeida Filho, Universidade de Brasília

    Professor Doutor da Universidade de Brasília ”“ UnB

Referencias

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 4. ed. Campinas: Pontes, 2007.

AUSUBEL, David. Psicologia educacional. Tradução de Eva Nick. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana, 1980.

BOURDIEU, Pierre Language and symbolic power. Cambridge: Polity Press, 1991.

DULAY, Heidi; BURT, Marina. Remarks on creativity in language acquisition. In: BURT, Marina; DULAY, Heidi; FINOCCHIARO, Mary. (Eds.). Viewpoints on English as a second language. New York: Regents, 1977.

ELLIS, Rod. Second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.

FELIPE, Tanya A. Libras em contexto: curso básico. 8. ed. Rio de Janeiro, MEC, 2007.

JEFFERSON, Gail. Glossary of transcript symbols with an introduction. In: LERNER, Gene H. (Ed.). Conversation analysis: studies from the first generation. Amsterdam: John Benjamins, 2007.

KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.

PRABHU, Nagore S. There is no best method ”“ why? Tesol Quartely, v. 24, n. 2, verão, 1990.

SCHUMANN, John. The acculturation model for second language acquisition. In: GINGRAS, Rosario. (Ed.). Second language acquisition and foreign language teaching. Arlington, VA: Center for Applied Linguistics, 1978b.

SKLIAR, Carlos B. A reestruturação e as políticas educacionais para as diferenças: o caso dos surdos. In: SILVA, Luiz Heron e AZEVEDO, José Clovis. (Orgs.). Identidade social e a construção do conhecimento. 1. ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1997.

WIDDOWSON, Henry G. O ensino de línguas para a comunicação. Tradução de José Carlos Paes de Almeida Filho. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.

Webgrafia

COUTO, Hildo Honório do. Línguas crioulas. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2007.

JEFFERSON, Gail. Basic transcription notation conventions. Disponível em: <http://www-staff.lboro.ac.uk/~ssca1/notation.htm>. Acesso em: 7 jun. 2007.

LACERDA, Cristina B. F. de. A short history of different approaches to the education of the deaf.Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 46, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-3262199800300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 1 jul. 2007. Pré-publicação

SCHÜTZ, Ricardo. Interferência, interlíngua e fossilização. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2007.

VILHALVA, Shirley. Despertar do silêncio. Editora Arara Azul. Coleção cultura e diversidade, 2004. Apoio IBM. Disponível em: . Acesso em: 7 jun. 2007.

Publicado

2011-04-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A modalidade escrita do português como L2 para alunos surdos: análise de abordagem em classe de inclusão no ensino médio. (2011). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 8. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.679

Artículos similares

1-10 de 356

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.