Papéis do leitor, Teoria de Registro e suporte pedagógico: articulações para o ensino de inglês no contexto universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53699

Palavras-chave:

Ensino de língua inglesa, Discurso, Leitura, Suporte de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste texto é relatar o processo de elaboração de recursos de mediação de práticas de leitura e análise discursiva para uma disciplina sobre Discurso, ministrada, em língua inglesa, a alunos do curso de Letras Português-Inglês de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Esse processo foi desenvolvido com base no Modelo dos Quatro Recursos (papéis do leitor), de Luke e Freebody (1990); na Teoria de Registro da Linguística Sistêmico-Funcional, segundo Martin e Rose (2007); e na abordagem pedagógica de Scaffolding, segundo Gibbons (2015) e Hammond (2021). Essas bases foram utilizadas como ferramentas metodológicas para planejamento e elaboração de materiais didáticos para uso na disciplina. Nos resultados destacaram-se: a construção de um plano de curso modular em termos de papéis de leitor; a distribuição e didatização de conteúdos do programa da disciplina com base em aspectos do contexto de uso da linguagem em sala de aula, abordados para fins pedagógicos.

Biografia do Autor

  • Vivian Lopes, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Licenciatura Português Inglês e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2008). Cursou doutorado em Letras também pela Universidade Federal Fluminense (2014), na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Linguística Funcional Sistêmica. Realizou estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Sydney (2012), onde desenvolveu o aprofundamento metodológico de sua tese, a qual teve como foco a abordagem da questão da indeterminação no discurso em língua estrangeira (hiato entre querer e conseguir dizer) e suas implicações identitárias (relação sujeito-discurso) no enquadre do Funcionalismo Sistêmico. Foi professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015-2019), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Letras da UERJ. É professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANDREWS, S. Teacher language awareness. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.

AUSTIN, J. How to do things with words. Oxford, UK: Clarendon Press, 1962.

BIRNER, B. S. Pragmatics. Oxford, UK: Oxford University Press, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP no 492/2011, 03 de abril. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 9 jul. 2001, Seção 1e, p. 50.

BROWN, G.; YULE, G. Discourse Analysis. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2012.

BURTON, G. Presenting: deliver presentations with confidence. London: Collins, 2013.

BUTT, D. et al. Using functional grammar: an explorer’s guide. Sydney, AU: Macquarie University, 1996.

EGGINS, S. An Introduction to Systemic Functional Linguistics. London: Printer, 1994.

GIBBONS, P. Reading in a second language and culture: barriers and bridges. In: _______. Scaffolding language, scaffolding learning: teaching English language learners in the mainstream classroom. Portsmouth, UK: Heinemann, 2015. p. 135-181.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HAMMOND, J. Scaffolding in EAL/D Education. In: HARPER, H.; FEEZ, S. (Ed.). An EAL/D Handbook. Sydney, AU: PETAA, 2021. p. 75-81.

HUMPHREY, S.; DROGA, L. Getting started with functional grammar. Berry, AU: Target Texts. 2002.

JOHNSTONE, B. Discourse Analysis. Oxford, UK: Wiley Blackwell, 2018.

LUKE, A. Critical literacy, school improvement, and the four resources model. In: ALBERS, P. (Ed.). Global conversations in literacy research. New York: Routledge, 2017. p. 1-13.

LUKE, A.; FREEBODY, P. “Literacies” programs: debate and demands in cultural context. Prospect, v. 5, n. 3, p. 7-16, 1990.

MCCARTHY, M.; CARTER, R. Language as discourse: perspectives for language teaching. London: Longman, 1994.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2nd ed. London: Continuum, 2007.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave/Macmillan, 2005.

PARROTT, M. Grammar for English language teachers. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010.

POYNTON, C. Language and gender: making the difference. Oxford, UK: Oxford University Press, 1989.

RAVELLI, L. J. Museum texts. London/New York: Taylor and Francis, 2006.

REYES, I.; MOLL, L. C. Bilingual and biliterate practices at home and school. In: SPOLSKY, B.; HULT, F. M. (Ed.). The handbook of educational linguistics Malden, MA/Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2010. p. 147-160.

SCHERER, A. P. R.; WOLFF, C. L. Consciência linguística na escola: experiências e vivências na sala de aula e na formação de professores. Curitiba: Appris. 2021.

SCHLEPPEGRELL, M. J. Making meaning in science and history. In: ______. The language of schooling. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. p. 114-136.

SEARLE, J. Speech Acts: an essay in the philosophy of language. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1969.

STRYKER, S. B.; LEAVER, B. L. Content-based instruction: from theory to practice. In: _____. (Ed.). Content-based instruction in foreign language education: models and methods. Washington, DC: Georgetown University Press, 1997. p. 2-28.

THORNBURY, S. About language: tasks for teachers of English. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

VYGOTSKY, L. Thought and language. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1986.

WIDDOWSON, H. Language Teaching: defining the subject. In: TRAPPES-LOMAX, H.; FERGUSON, G. (Ed.). Language in language teacher education. Amsterdam: John Benjamins, 2002. p. 67-81.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, p. 89-100, 1976.

WRIGHT, T. Doing Language Awareness: Issues for Language Study in Language Teacher Education. In: TRAPPES-LOMAX, H.; FERGUSON, G. (Ed.). Language in language teacher education. Amsterdam: John Benjamins, 2002. p. 113-130.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Papéis do leitor, Teoria de Registro e suporte pedagógico: articulações para o ensino de inglês no contexto universitário. (2024). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG9. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53699

Artigos Semelhantes

1-10 de 359

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.