O sistema de trocas na escrita acadêmica: uma investigação à luz da Linguística Sistêmico-Funcional
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53914Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Negociação, Escrita e reescrita acadêmicaResumo
Este artigo investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; HALLIDAY; HASAN, 1985), a troca de significados entre textos escritos por alunos que ingressaram no curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2014. Focado na metafunção interpessoal da linguagem, a ênfase do estudo está sobre os recursos do sistema semântico-discursivo de Negociação propostos por Martin e Rose (2007a) e Martin e White (2005). O desenho metodológico considerou a inerência da relação texto-contexto, tomando como corpus de análise textos resultantes de tarefas realizadas na disciplina Leitura e Produção Textual, cujas propostas de escrita estão baseadas no diálogo entre escritas e reescritas de alunos, pareceres de monitores e comentários de colegas. Para este estudo, os dados selecionados incluem (1) o parecer de um monitor e (2) o comentário de um colega. Os resultados indicam (i) a viabilidade de estudo dos recursos de Negociação em textos exclusivamente escritos e (ii) a Negociação dos significados através de grandes, médias e pequenas trocas instanciadas nos textos. Este artigo espera contribuir para a expansão dos estudos voltados para a análise de textos produzidos em contextos acadêmicos brasileiros à luz da LSF.
Referências
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