O sistema de trocas na escrita acadêmica: uma investigação à luz da Linguística Sistêmico-Funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53914

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Negociação, Escrita e reescrita acadêmica

Resumo

Este artigo investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; HALLIDAY; HASAN, 1985), a troca de significados entre textos escritos por alunos que ingressaram no curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2014. Focado na metafunção interpessoal da linguagem, a ênfase do estudo está sobre os recursos do sistema semântico-discursivo de Negociação propostos por Martin e Rose (2007a) e Martin e White (2005). O desenho metodológico considerou a inerência da relação texto-contexto, tomando como corpus de análise textos resultantes de tarefas realizadas na disciplina Leitura e Produção Textual, cujas propostas de escrita estão baseadas no diálogo entre escritas e reescritas de alunos, pareceres de monitores e comentários de colegas. Para este estudo, os dados selecionados incluem (1) o parecer de um monitor e (2) o comentário de um colega. Os resultados indicam (i) a viabilidade de estudo dos recursos de Negociação em textos exclusivamente escritos e (ii) a Negociação dos significados através de grandes, médias e pequenas trocas instanciadas nos textos. Este artigo espera contribuir para a expansão dos estudos voltados para a análise de textos produzidos em contextos acadêmicos brasileiros à luz da LSF.  

Biografia do Autor

  • Lisiane Barbosa Martins Godoy da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduada em Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade Porto-Alegrense FAPA (2011), especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa (2014) e mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2019). Atualmente é professora na Rede Privada de Ensino de Gravataí (RS), membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS - e da rede Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) - filiada à Linha de Pesquisa "Linguagem no Contexto Social" da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escrita e reescrita escolar, LSF e escrita e reescrita acadêmica.

Referências

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1985.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 4nd ed. London: Arnold, a member of the Hodder Headline Group, 2014.

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. Banco de dados composto por textos de alunos do curso de Letras da UFRGS. [S.l.], 2014-2018. Disponível em: http://textosletras1sem.blogspot.com/. Acesso em: 11 maio 2019.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with Discourse. Meaning beyond the clause. 2nd. ed. London/New York: Continuum, 2007a.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre Relations: mapping culture. London/Oakville: Equinox, 2007b.

MARTIN, J.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York/Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

Como Citar

O sistema de trocas na escrita acadêmica: uma investigação à luz da Linguística Sistêmico-Funcional . (2024). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT4. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53914

Artigos Semelhantes

1-10 de 347

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.