Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem)

Autores

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Matos Bezerra de Azevedo Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9026

Palavras-chave:

Teoria da Multimodalidade, Leitura, Professores de lingua(gem)

Resumo

Este estudo se propõe a apresentar a Teoria da Multimodalidade (TM) em uma abordagem panorâmica, focalizando-a tanto em sua constituição teórica quanto em seus desdobramentos educacionais. Assim, pretende-se oferecer um apanhado teórico-conceitual capaz de situar o professor de lingua(gem) nos estudos contemporâneos que discutem produção de sentidos em textos multimodais. Para tanto, inicialmente, se discorre sobre os subsídios teóricos que possibilitaram a emergência da TM e se selecionam subcategorias capazes de ilustrar a potencialidade de compreensão de imagens proporcionada pela teoria, a saber: i) na estrutura representacional: participantes representados e interativos; ii) no significado social: contato e distância social e iii) no significado composicional: valor da informação. Ao fim, conclui-se que a TM representa um importante suporte para o professor de lingua(gem) pensar, discutir e ensinar uma atividade eminentemente contemporânea, que deriva sobretudo do advento das tecnologias digitais, a leitura multimodal.  

Biografia do Autor

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG)

    Professora do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros

  • Ana Paula Matos Bezerra de Azevedo, Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais

    Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Por uma introdução à teoria da multimodalidade: uma abordagem panorâmica para professores de lingua(gem). (2018). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9026

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