Educomunicação: caminhos de transformação nas práticas e políticas sociais
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v27i56.55517Palavras-chave:
Educomunicação, políticas públicas, políticas sociais, transformação social, educomunicadorResumo
O artigo apresenta a Educomunicação e sua relação intrínseca enquanto conceito e práxis social presente nas políticas públicas, nas organizações governamentais, na sociedade civil e nas práticas de comunicação e educação popular. O objetivo é trazer parte da história e compartilhar experiências que demonstram a Educomunicação como caminho para ações e políticas que objetivem a transformação social. Com uma metodologia qualitativa, que integra elementos históricos, teóricos e práticos, tecemos uma colcha com iniciativas educomunicativas, que transcendem o uso instrumental da comunicação, ampliando a leitura crítica de mundo, a efetiva participação e o protagonismo dos sujeitos envolvidos em tais ações. A partir do referido resgate, destaca-se que a fala e a escuta atenta, o senso comunitário, a educação transversal e a liberdade de expressão, inerentes à práxis educomunicativa, garantem a legitimação do conceito, fortalecendo a Educomunicação enquanto campo que promove a mobilização e a transformação social em prol do exercício da cidadania, da democracia e da garantia dos direitos.
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