A atualização da cultura da crise expressa na proposta do “INSS Digital”
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v27i56.53467Palavras-chave:
Estado digital, Cultura da crise, INSS DigitalResumo
Neste artigo, apresentamos o processo de digitalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), constitutivo de uma conjuntura mais ampla de “modernização” das atribuições do Estado, a partir de sua gestão de cariz neoliberal. Tal processo assume particularidades na realidade brasileira, constituindo uma expressão do que denominamos como “atualização da cultura da crise”. Apesar dos anseios por desburocratização no acesso da população usuária aos benefícios previdenciários e por melhorias na qualidade de vida dos trabalhadores da autarquia, explícitos em documentos institucionais publicados em 2017 (no início da implementação do INSS Digital), a realização concreta do referido processo apresenta outras feições. Por meio de uma pesquisa documental e de revisão bibliográfica, foi possível constatar que o cenário contemporâneo é de aumento das filas e dos recursos junto ao Conselho de Recursos da autarquia, de fechamento das Agências da Previdência Social, de redução do quadro funcional e, portanto, de inviabilização do acesso aos direitos sob a sua guarida.
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