ANÁLISE DE DUAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE MOMENTO DE UMA FORÇA NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8212Palavras-chave:
Experimentação, Ensino de Física, Ensino Fundamental.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo comparar duas atividades, uma elaborada na forma de experimentação convencional e outra na forma de experimentação em laboratório virtual, para o ensino de Momento de uma Força nas aulas de Física dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi confeccionado um roteiro experimental para cada uma das atividades e discutidas vantagens e desvantagens na preparação das mesmas, na execução pelo professor e pelo aluno. Os resultados das comparações foram significativos e demonstraram as particularidades que cada atividade possui, além de evidenciarem a igual importância de ambas, uma vez que a aprendizagem pode ocorrer nas duas formas de experimentação.
Referências
SANTOS, E.I; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades Experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de Física: uma experiência em formação continuada. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa de Física. Belo Horizonte, 2004.
LIBÂNIO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da Física ”“ vol 1. 9ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).