MOTOR ELÉTRICO DE FARADAY
UM MARCO NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA E UM EXPERIMENTO PARA REMONTAR EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7082Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar um roteiro de elaboração de aparato experimental, que possa ser utilizado nas aulas de Física do Ensino Médio, para reproduzir uma das versões do experimento criado por Michael Faraday (1791-1867) em setembro de 1821. Experimento este que foi capaz de produzir um movimento contínuo devido à ação de uma corrente elétrica, caracterizando assim, o primeiro motor elétrico contínuo construído. O aparato experimental descrito nesse artigo e os aspectos históricos envolvidos a respeito do motor elétrico de Faraday foram apresentados para comunidade em geral e para estudantes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes acadêmicos presentes no III Física de Portas Abertas que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro de 2016 na cidade de Blumenau ”“ SC, Brasil. A apresentação despertou interesse dos visitantes com relação à história da Física e surpresa em relação a origem do motor elétrico.
Referências
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
MARTINS, R.A. Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. São Paulo, Livraria da Física, 2006.
AL-KHALILI, J. 2015 The birth of the electric machines: a commentary on Faraday (1832) ‘Experimental researches in electricity’. Phil. Trans. R. Soc. A 373 (2015).
ØRSTED, H.C. (1820), “Experimenta Circa Effectum Conflictus Electrici in Acum Magneticam”, Hafniae, Schultz, 1820.
VARVOGLIS, H. History and Evolution of Concepts in Physics, Suíça: Springer, 2014.
ALTMANN, S.L. Icons and Symmetries, Oxford: Clarendon Press, 1992.
FARADAY, M. Experimental Researches in Electricity. Richard and John Edward Taylor, London, 1844.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).