Sobre a Revista
A Revista do Professor de Física constitui um periódico eletrônico cuja finalidade principal é fomentar a disseminação de produções acadêmicas e científicas relacionadas ao Ensino de Física. Sua linha editorial contempla a publicação de artigos científicos, resenhas críticas de livros, traduções e outras contribuições que dialoguem com a temática, buscando estreitar a relação entre o conhecimento produzido em Instituições de Ensino Superior e a prática docente no Ensino de Física.
Trata-se de uma publicação quadrimestral, veiculada exclusivamente em formato digital, com acesso irrestrito e gratuito.
O periódico tem como objetivo central reduzir a lacuna entre os saberes acadêmicos gerados nas instituições de ensino e as práticas pedagógicas dos professores, sobretudo aqueles que atuam no Ensino Médio. Ao privilegiar a articulação entre teoria e prática, a revista pretende qualificar o diálogo entre as instâncias acadêmica e escolar, contribuindo para o aprimoramento do ensino e aprendizagem da Física.
Ademais, a Revista do Professor de Física visa consolidar-se como um espaço de circulação e valorização de saberes científicos, pedagógicos e empíricos, promovendo a interação entre diferentes agentes e instâncias envolvidos na formação e atuação docente.
O acesso livre e gratuito ao conteúdo é uma estratégia para ampliar a democratização do conhecimento e fortalecer sua difusão, contribuindo para o avanço da área e o impacto social das pesquisas publicadas.
POLÍTICAS DE SEÇÃO
ARTIGOS
Política padrão de seção
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PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os trabalhos submetidos à Revista do Professor de Física são avaliados por meio de um processo rigoroso e estruturado em duas etapas: a análise preliminar e a avaliação por pares.
A análise preliminar, conduzida pela Comissão Editorial, tem como objetivo verificar a conformidade dos manuscritos com as diretrizes editoriais e o escopo da revista. Nessa etapa, os trabalhos podem ser recusados ou aprovados para a etapa seguinte.
A avaliação por pares é realizada por especialistas na área de conhecimento do manuscrito, convidados pelo Conselho Editorial ou pela Comissão Executiva. Esses pareceristas são selecionados com base em sua expertise, assegurando que a avaliação seja tecnicamente fundamentada e alinhada ao tema abordado no manuscrito.
Após a avaliação pelos pareceristas, os autores recebem os pareceres e têm a oportunidade de revisar e aprimorar seus manuscritos antes de uma nova submissão. A decisão final sobre a publicação cabe ao Corpo Editorial, que considera tanto os critérios técnicos quanto a relevância do conteúdo para o público-alvo da revista.
A Revista do Professor de Física enfatiza a importância do diálogo acadêmico durante o processo de avaliação, promovendo um ambiente que valoriza a troca de conhecimento e o respeito às diferentes perspectivas. Esse compromisso reflete o propósito de fomentar uma revisão construtiva, que contribua para a qualidade e o impacto científico dos textos publicados.
A revista adota uma política editorial ética e inclusiva, rejeitando qualquer conteúdo que promova racismo, sexismo, homofobia, preconceitos ou que atente contra a integridade das pessoas. Ressalta-se que as opiniões expressas nos manuscritos publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, as posições do Corpo Editorial.
PERIODICIDADE
A Revista do Professor de Física tem periodicidade quadrimestral.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista adota o modelo de acesso aberto imediato, fundamentado no princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico promove uma maior disseminação e democratização do saber em escala global
ARQUIVAMENTO
Esta revista adota o sistema LOCKSS para estabelecer um repositório distribuído entre as bibliotecas participantes, o que possibilita a criação de arquivos permanentes da publicação, assegurando sua preservação e recuperação em longo prazo. Saiba mais...