ANÁLISE DE DUAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE MOMENTO DE UMA FORÇA NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Emerson Avelino Medeiros Universidade Federal do Estado de Santa Catarina
  • Fabio Rafael Segundo Universidade Federal do Estado de Santa Catarina
  • Marcio Rodrigo Loos Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i1.8212

Keywords:

Experimentation, Physics Teaching, Middle School.

Abstract

The present study aims to compare two activities, conventional experimentation and experimentation in a virtual laboratory, for the teaching of Moment in the Physics classes of students belonged to 9th year of Middle School. In order to do this, an experimental script was prepared for each one of the both experimentation activities and discussed among them advantages and disadvantages in the preparation of the activity, in the execution by the teacher and in the execution by the student. The results of the comparisons demonstrated the particularities that each activity has; in addition, they have shown the importance of both, since the learning can occur in both types of experimentation

Author Biographies

  • Emerson Avelino Medeiros, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina
    Graduação em Licenciatura Plena em Física ”“ Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Ensino de Física ”“ Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Fabio Rafael Segundo, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

    Professor pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Áreas de pesquisa: Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções (DTN) e Sistemas Computacionais para a Educação. Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas (UFSC - 2015), mestre em Engenharia de Produção (UFSC - 2000), bacharel em Ciências da Computação (FURB - 1996) e técnico em Processamento de Dados pela (FEDAVI - 1991).

  • Marcio Rodrigo Loos, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

    Graduação em Licenciatura Plena em Física e mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e doutorado em Ciências Naturais pela Technisch Universität Hamburg-Harburg/Alemanha. Pós doutorado na Case Western Reserve University/Estados Unidos (2010-2012).

References

SANTOS, E.I; PIASSI, L. P. C.; FERREIRA, N. C. Atividades Experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de Física: uma experiência em formação continuada. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa de Física. Belo Horizonte, 2004.

LIBÂNIO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

RAMALHO JUNIOR, F.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T. Os fundamentos da Física ”“ vol 1. 9ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

Published

2018-03-20

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ANÁLISE DE DUAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE MOMENTO DE UMA FORÇA NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 2, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i1.8212. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/8212. Acesso em: 18 jan. 2025.