FORA DA CAIXA: UM JOGO DIDÁTICO PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50912Palavras-chave:
Sequência Didática. História da Ciência. Ensino de Física.Resumo
O artigo aborda a aplicação do jogo didático “Fora da Caixa” em uma escola de Juazeiro do Norte, CE, enfocando sua eficácia em desafiar percepções estereotipadas sobre cientistas e promover uma visão mais inclusiva da ciência. Utilizando uma sequência didática específica, o jogo foi introduzido aos alunos do ensino médio através de diversas atividades, incluindo debates sobre a natureza da ciência e o papel das mulheres e cientistas brasileiros nesse campo. Os resultados indicam que o jogo não só engajou os alunos, mas também provocou reflexões importantes sobre estereótipos de gênero e nacionalidade na ciência. Além de confirmar o potencial do jogo como ferramenta educacional, o estudo sugere sua aplicação em outros contextos para fomentar discussões críticas sobre a evolução das ideias científicas e a representação na ciência.
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