FORA DA CAIXA: UM JOGO DIDÁTICO PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

Autores

  • David Davynson Lopes Leandro Furtado Universidade Regional do Cariri
  • Ícaro Marcus da Silva Pequeno Universidade Regional do Cariri
  • Mayane Leite da Nobrega Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50912

Palavras-chave:

Sequência Didática. História da Ciência. Ensino de Física.

Resumo

O artigo aborda a aplicação do jogo didático “Fora da Caixa” em uma escola de Juazeiro do Norte, CE, enfocando sua eficácia em desafiar percepções estereotipadas sobre cientistas e promover uma visão mais inclusiva da ciência. Utilizando uma sequência didática específica, o jogo foi introduzido aos alunos do ensino médio através de diversas atividades, incluindo debates sobre a natureza da ciência e o papel das mulheres e cientistas brasileiros nesse campo. Os resultados indicam que o jogo não só engajou os alunos, mas também provocou reflexões importantes sobre estereótipos de gênero e nacionalidade na ciência. Além de confirmar o potencial do jogo como ferramenta educacional, o estudo sugere sua aplicação em outros contextos para fomentar discussões críticas sobre a evolução das ideias científicas e a representação na ciência.

Referências

ARTHURY, L. H. M.; TERRAZZAN, E. A. A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 3, p. e3403, 2018.

BENEDITTI FILHO, E.; SILVA, A. O. D.; FAVARETTO, D. V. Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200042, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em: 27 maio 2023.

BRASIL, K. B. N. Desenhe um Cientista: as concepções dos estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura sobre os cientistas. Revista Cenas Educacionais, v. 3, p. e8670, 2020.

CHAMBERS, D. W. Stereotypic Images of the Scientist: the Draw-A-Scientist Test. Science Education, v. 67, n. 2, p. 255-265, 1983.

FERRARI, A. C.; PINHEIRO, E. B.; FARIA, F. L. Utilização de jogos educativos para a abordagem da História da Ciência: um estado da arte. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 23, p. 131-148, 2021.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MONTEIRO, M. A.; NARDI, R.; BASTOS FILHO, J. B. A sistemática incompreensão da teoria quântica e as dificuldades dos professores na introdução da Física Moderna e Contemporânea no ensino médio. Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 557-580, 2009.

MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

PENA, F. L. A.; RIBEIRO FILHO, A. Relação entre a pesquisa em ensino de Física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 424-438, 2008.

PEREIRA, R. F.; FUSINATO, P. A.; NEVES, M. C. D. Desenvolvendo um jogo de tabuleiro para o ensino de física. Anais do VII Encontro Nacional de PEsquisa com Educação em Ciências, 2009.

ROBILOTTA, M. R. O cinza, o branco e o preto da relevância da história da ciência no ensino da física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. Especial, p. 7-22, 1988.

SILVA, A. C. R.; LACERDA, P. L.; CLEOPHAS, M. G. Jogar e compreender a Química: ressignificando um jogo tradicional em didático. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 28, p. 132-150, 2017.

SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. e20180309, 2019.

UYEDA, F. A. S.; PINTO, J. A.; TOTI, F. A. Construção e Aplicação de Jogos Didáticos para Ensino de Física: uma metodologia ativa em harmonia com o cotidiano dos alunos do Ensino Médio. Revista Valore, v. 6, n. Especial, p. 601-613, 2021.

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

FORA DA CAIXA: UM JOGO DIDÁTICO PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 173–182, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.50912. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rpf/article/view/50912. Acesso em: 22 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)